Gravidez Semana a Semana

Gravidez semana a semana: vigésima oitava semana de gestação

Por Redação Doutíssima 22/03/2014

À partir da vigésima oitava semana de gravidez, as medidas do bebê se acercam dos 36 centímetros e seu peso chega a 1,4 quilos. Já a futura mamãe está muito cansada, pois seu bebê usa todas as suas fontes de energia! Descubra mais sobre a vigésima oitava semana de gestação.

vigésima oitava semana de gestação

 

 

Seu bebê na vigésima oitava semana de gestação

 

Entrando na vigésima oitava semana de gestação, o feto mede cerca de 36 centímetros pode pesar até 1,4 quilos. Nesta fase da sua gravidez, os pulmões do bebê estão se aproximando da maturidade e os movimentos respiratórios são bem coordenadas! O cérebro do seu pequeno continua a crescer e já na vigésima oitava semana de gestação o bebê está preparado para sua vida futura: ele regula a sua temperatura, ela chupa o dedo, ele engole e adora quando o papai fala com ele! Ele reconhece os sons familiares e os diferencia de novos sons e interage cada vez mais com a mamãe.

Seus cabelos e unhas continuam a crescer e também se o bebê for um menino, é durante a vigésima oitava semana de gestação que os testículos descem para o escroto. É possível que o bebê já tenha se virado, colocando a cabeça para baixo, na posição perfeita para o parto.

 

A futura mamãe na vigésima oitava semana de gestação

 

Na vigésima oitava semana de gestação, a gestante sente falta de ar mais rapidamente durante atividades já rotineiras. Nesse período da gravidez, é normal também que você se sinta um pouco fraca. Tudo isso ocorre porque, para o desenvolvimento perfeito, seu bebê utiliza suas calorias e as reservas vão se esgotando rapidamente. Então não se esqueça de escolher os alimentos certos. É indispensável fazer todas as refeições corretamente e comer alimentos diversificados, para enriquecer sua dieta com muitas vitaminas. Se no início do dia você sentir algum tipo de franqueza, coma uma maçã ou um iogurte para segurar até o almoço.

vigésima oitava semana de gestaçãoA grávida na vigésima oitava semana de gestação sente suas pernas mais pesadas. Isso acontece porque a circulação sanguínea para o coração não ocorre tão bem. O melhor remédio para esse pequeno problema: faça escalda pés com água fria, passando a água sobre as pernas antes de dormir. E durma com as pernas elevadas, basta colocar um travesseio ou almofadas nos pés.

A grávida tem um ganho de peso de 8 ou 9 quilos quando atinge a vigésima oitava semana de gestação. A prisão de ventre e o inchaço podem ser seus inimigos nesse fase. Seus aliados: as fibras! coma alimentos ricos em fibra. Outro possível sintoma durante a vigésima oitava semana de gestação são as cãibras. Potássio e magnésio te ajudam à resolver esse problema. Lembre-se de consumir esses nutrientes na sua alimentação. Se quiser fazer uso de polivitamínicos, peça ajuda à seu médico.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Confira a série completa “Gravidez semana a semana”:

Gravidez semana a semana: primeira semana de gestação

Gravidez semana a semana: segunda semana de gestação

Gravidez semana a semana: terceira semana de gestação

Gravidez semana a semana: quarta semana de gestação

Gravidez semana a semana: quinta semana de gestação

Gravidez semana a semana: sexta semana de gestação

Gravidez semana a semana: sétima semana de gestação

Gravidez semana a semana: oitava semana de gestação

Gravidez semana a semana: nona semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima primeira semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima segunda semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima terceira semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima quarta semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima quinta semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima sexta semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima oitava semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima nona semana de gestação

Gravidez semana a semana: vigésima semana de gestação

Gravidez semana a semana: vigésima primeira semana de gestação

Gravidez semana a semana: vigésima terceira semana de gestação 

Gravidez semana a semana: vigésima quarta semana de gestação

Gravidez semana a semana: vigésima quinta semana de gestação

Gravidez semana a semana: vigésima sexta semana de gestação

Gravidez semana a semana: vigésima sétima semana de gestação