Clínica Geral

Síndrome de Blackfan-Diamond: sintomas, causas, diagnóstico e tratamento

Por Redação Doutíssima 23/03/2014

A síndrome de Blackfan-Diamond  também é conhecida como anemia de Blackfan-Diamond, uma doença hereditária que consiste em uma aplasia eritróide congênita, caracterizada por anemia.

 

Blackfan-Diamond

Entenda a Síndrome de Blackfan-Diamond

 

Causas 

Nesta síndrome ocorre um funcionamento inadequado da medula óssea, que deixa de sintetizar as quantidades suficientes de glóbulos vermelhos. Esta escassez provocada resulta-se em anemia, que normalmente, manifesta-se no primeiro ano de vida da criança. O diagnóstico da síndrome é muito improvável quando a criança atinge os 4 anos de idade.

Sintomas 

Como as pessoas portadoras desta síndrome desenvolvem a anemia, os principais sintomas clínicos que se manifestam pela síndrome de Blackfan-Diamond são fraqueza, palidez e fadiga.

Se a criança apresentar um certo atraso no desenvolvimento, desconforto para respirar, mal-estar e doenças cardíacas, é importante investigar, pois podem ser mais alguns sintomas da síndrome de Blackfan-Diamond.

Os pacientes apresentam um risco maior de ter complicações graves relacionadas à medula óssea defeituosa, assim possuem uma chance maior de desenvolver a síndrome mielodisplásica, que se caracteriza por um desenvolvimento anormal das células sanguíneas imaturas. Outras complicações possíveis são: leucemia mieloide aguda e osteossarcoma.

Blackfan-Diamond

Muitos portadores da síndrome de Blackfan-Diamond desenvolvem anormalidades físicas, como a microcefalia, hipertelorismo, ptose palpebral, ponte larga e chata do nariz, micrognatia, fenda palatina, lábio leporino, pescoço curto e alado, omoplatas menores do que o habitual, anormalidade nas mãos. Mas somente um terço dos pacientes sofrem de crescimento lento e baixa estatura.

A síndrome também apresenta algumas características oculares como: catarata, glaucoma ou estrabismo, assim como anormalidades renais e alterações cardíacas.

Diagnóstico

O diagnóstico normalmente é realizado por meio de hemograma e uma biópsia da medula óssea (mielograma). Cerca de 20 a 25% das pessoas que sofrem da síndrome de Blackfan-Diamond são identificadas a partir destes testes.

Nesta síndrome a ultra-sonografia e o acompanhamento de perto durante o período da gravidez é recomendado em todos os casos. A idade média de diagnóstico ocorre entre 2-4 meses, com 95% dos casos diagnosticados até os 2 anos de idade. Embora 13-16% das crianças sejam identificadas ao nascimento, as manifestações no período antes do nascimento são raras.

Blackfan-Diamond

Tratamento 

O tratamento deve ser adaptado e ocorre de acordo com as necessidades de cada paciente. O tratamento da anemia, causas pela síndrome, pode ser através do uso de corticosteroides. Nos casos mais graves da doença, há a opção de realizar transfusão de sangue com regularidade.

Uma solução permanente para curar as condições sanguíneas relacionadas à síndrome de Blackfan-Diamond é o transplante de medula óssea. Quando a doença não é tratada, ela pode se tornar mais grave, levando ao desenvolvimento de uma leucemia.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Anemia: sintomas, causas e tratamento

Alimentos que combatem a anemia

Tratamento para anemia: como tratar a falta de ferro

Anemia falciforme: uma doença pouco conhecida, mas que merece sua atenção

Síndrome Mielodisplásica: sintomas, causas e tratamento

Leucemia Mieloide aguda: sintomas, causas e tratamento

Anemia Perniciosa: sintomas, causas e tratamento