Especialidades

Alergia ao pó: entenda porque acontece e veja os melhores conselhos para tratá-la

Por Redação Doutíssima 24/03/2014

Para criaturas que você não consegue sequer ver, os ácaros podem causar um monte de problemas. Nos Estados Unidos, cerca de 20 milhões de pessoas sofrem de alergia ao pó. Eles podem te fazer sentir como se você sofresse de uma gripe interminável ou até mesmo asma.

alergia ao pó

Medicação pode ajudar, mas existem maneiras mais simples de evitar a alergia ao pó, como manter os ácaros da poeira a uma certa distância.

Alguns dos sintomas de alergia ao pó a serem observados são semelhantes aos de alergias ao pólen: vermelhidão, coceira, lacrimejamento dos olhos, nariz entupido e espirros frequentes.

O que são ácaros?

Os ácaros são criaturas minúsculas que ficam na sua casa, preferem temperaturas de 20 graus celsius e de humidade de 75% a 80%. Eles não conseguem sobreviver em ambientes mais frios, e lugares mais secos.

Os ácaros, agentes causadores da alergia ao pó, gostam de comer a pele morta de animais e seres humanos. Você provavelmente muda de pele suficiente por dia para alimentar um milhão de ácaros. Flocos de pele morta em carpetes, camas e móveis são como lanches para os ácaros.

O que causa alergia ao pó?

Parece nojento, mas um pedaço de poeira pode conter pêlos de animais, pedaços de baratas mortas, fungos, além de pele morta e ácaros. Ambos pêlos de animais e baratas são agentes de alergias comuns. Tudo isso contribui para as reações alérgicas através do pó.

alergia ao pó

Como prevenir sintomas de alergia ao pó?

A melhor estratégia é reduzir a sua exposição à poeira. Um grande número de ácaros podem se reunir em colchões, roupas de cama e móveis estofados.

Comece pelo quarto, onde você passa a maior parte do tempo. Uma dica é utilizar uma máscara durante a limpeza.

Dicas para diminuir o pó pela casa

  • Use travesseiros com fibras de poliéster em vez de penas.
  • Lavar a roupa de cama com água muito quente uma vez por semana. A água muito quente mata os  ácaros.
  • Limpe frequentemente o chão com um esfregão ou pano úmido.
  • Passe o aspirador de pó uma ou duas vezes por semana nos tapetes. Use um aspirador com um filtro de alta eficiência.
  • Substitua as cortinas pelas persianas de enrolar. Se você tem cortinas pela casa, lave-as em água quente a cada mudança de estação.
  • Livre-se dos bichos de pelúcia, brinquedos de pelúcia e outros coletores de pó. Se você possuir crianças em casa e isto for impossível, lave seus bichinhos de pelúcia frequentemente com água muito quente, para matar os ácaros acumulados.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Ácaros: quais doenças eles causam?

Alergia ao pólen: entenda porque acontece

Saiba mais sobre os sintomas de alergia

Alergia na pele: sintomas, causas e tratamento

Saiba mais sobre remédio para alergia

Entenda a relação entre alergia e depressão

Alergia à esmalte: entenda porque acontece