Dica do Nutricionista

É possível comer fast-food ou participar de algum evento fazendo dieta?

Por Renata Rodrigues de Oliveira 24/03/2014

 

comer fast-food
Na correria dos dias atuais, muito se fala sobre os malefícios de comer fast-food. O que não se sabe é que pode-se encontrar comidas saudáveis no meio da grande variedade disponível no mercado. E, mesmo que não se encontre a opção ideal é possível sim fazer escolhas melhores, com menos calorias e, portanto, mais inteligentes. O mesmo vale quando você é convidado para sair com os amigos ou ir em alguma festa.

Aprenda como fazer escolhas mais adequadas para comer fast-food:

No shopping: escolha saladas que você monta na hora, sanduíches naturais light, sorvetes à base de iogurte acompanhado de frutas, picolés de frutassaladas de frutas, crepes com recheios de legumes e sucos naturais. E ainda tem mais: em grandes shoppins, existem supermercados com uma infinidade de produtos light – vale a pena fazer uma vistinha.

Na Mc Donald´s: hambúrguer e cheeseburguer são sempre as melhores opções. Troque a batata-frita por salada, mas sem usar molhos à base de maionese e frituras.

Na lanchonete ou cafeteria: pão de queijo e esfirras são os salgados menos calóricos e com teor menor de gordura. Saladas de frutas também são ótimas opções. Acompanhe com suco de caixinha light, água de coco, café com adoçante ou suco de frutas natural sem açúcar.Fuja dos folhados e das frituras.

No trailler ou na padaria: misto quente, queijo quente, hambúrguer e cheeseburguer. Peça para fazer com pão francês sem miolo, sem manteiga e com queijo branco.

No boteco: escolha chapas com carnes magras como frango sem catupiry, picanha sem gordura. Retire sempre a gordura aparente, evite batata frita e acompanhe com cebola, pimentão e palmito à vontade. Mandioca, só cozida e sem manteiga de garrafa. Lembre-se também que cada chopp tem o mesmo valor calórico que um pão francês (com miolo!). Limonada com adoçante é sempre a melhor escolha, pois tem praticamente zero calorias. Se quiser variar, peça pra fazer com água gasosa – fica uma delícia!

Em restaurantes: fuja do couvert, não peça entradas e coma somente o prato principal. Massas ao molho sugo ou à bolonhesa, grelhados com legumes assados, purê de batata ou  arroz selvagem também são bons acompanhamentos.

Em festinhas de criança: lanche em casa antes e coma no máximo 3 salgadinhos, entre canapés e assados. Evite frituras, empanados e folhados. Eles tem o triplo das calorias.

Em casamentos e aniversários: escolha no máximo 2 opções: (1) comer as entradas, (2) beber, (3) jantar ou (4) comer a sobremesa. E com moderação e fazendo escolhas inteligentes como você já comer fast-foodaprendeu acima.

Nas férias: é sinônimo de descansar e aproveitar o tempo livre. Não é desculpa para chutar o balde e comer tudo o que vem à frente. Mantenha a dieta que o seu corpo e sua saúde agradecem. Se estiver na praia, abuse dos picolés, sucos, água de coco e saladas. Aproveite para abusar dos peixes grelhados, ensopados ou assados, sempre acompanhados de salada verde ou purê de batatas. Evite frituras e bebidas alcoólicas em excesso. E movimente-se! Uma caminhada no final do dia queima calorias e é revigorante.

Pode-se perceber que não é necessário fugir de eventos sociais interessantes quando se está em um processo de reeducação alimentar. E muito menos inventar desculpas para saír do controle, pois o mais prejudicado é você. A sua dieta deve fazer parte da sua vida e não o contrário. Lembre-se sempre disso e aproveite!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Sucos para emagrecer: conheça os 10 mais saborosos e que ajudam a perder peso