Dieta

Mito ou verdade: Beber água emagrece? Saiba o que os especialistas dizem sobre essa prática

Por Redação Doutíssima 24/03/2014

beber água emagreceMuitas pessoas, mesmo especialistas, aconselham a beber água para acelerar o processo de perda de peso. No entanto, uma especialista em nutrição da Universidade do Alabama pondera esse senso comum argumentando que a água não é uma “poção mágica” para afinar a silhueta.

 

Beber água emagrece: mito ou verdade?

Segundo o estudo da especialista Beth Kitchin, a ideia de que beber água emagrece não passa de um mito. “Nós dispomos de poucas provas que mostram que o fato de beber água emagrece ou ao menos auxilia na perda de calorias; isto faz parte dos mitos que se perpetuam”, comentou Beth Kitchin. A especialista americana em nutrição acrescentou: “Eu não estou dizendo que beber água não é bom, mas nós dispomos apenas de um estudo que mostra que as pessoas que consumiam mais água perdiam algumas calorias a mais por dia”.

 

Beber água emagrece e outros mitos sobre a água

Beth Kitchin explica também que o conselho de beber um mínimo de 1,5 litro de água por dia é outro mito relacionado à água. “Sim, nós precisamos da ingestão de líquidos, mas não necessariamente de água (…) Não há nenhuma evidência de que beber água emagrece ou que provoca a sensação de saciedade”, diz a pesquisadora.

beber água emagrece

Ela observa que a água ainda é a melhor fonte de hidratação para o corpo, mas que também é possível se hidratar com chá verde, água mineral e suco combinado com água. Mesmo as bebidas com cafeína oferecem alguma hidratação, segundo Kitchin. “As pessoas pensam que o café não conta, mas ele conta”, explica a professora Kitchin. “Quando bebemos café, o corpo conserva a maior parte do líquido – principalmente nas pessoas acostumadas à cafeína pois, como o corpo se adapta, a perda de líquidos reduz”.

Ainda quanto à ideia de que beber água emagrece, a especialista afirma que consumir água fria para gastar mais calorias também é um mito.

E conclui sobre o mito que diz que beber água emagrece: “enquanto a água pode não ajudar a perder peso, adotar uma alimentação rica em água como as frutas, legumas e sopas, podem contribuir”. Portanto, para perder peso, abuse de uma alimentação saudável e de exercícios físicos, sem acreditar em dietas milagrosas e poções mágicas!

 

Afinal, beber água emagrece? Mito! O vídeo abaixo confirma!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Ingestão de água: você tem certeza que não está desidratado?

Shake para emagrecer funciona?

Desvendado o segredo de Bárbara Evans para emagrecer rapidamente

Nunca foi tão saboroso perder peso: conheça 10 dicas de chá para emagrecer

Conheça 3 remédios caseiros para emagrecer

Dieta para emagrecer! 5 dicas para acelerar o seu metabolismo e emagrecer

Chega de dietas restritivas! Saiba o que comer para emagrecer