Dica do Dermatologista

Verrugas: saiba como identificar os diferentes tipos de verruga

Por Redação Doutíssima 24/03/2014

Costumamos generalizar e chamar todo tipo de verrugas por esse mesmo nome. Contudo, nem todas as verrugas são causadas pelos mesmos agentes, ou o seu comportamento (especialmente se eles são contagiosos ou não) é a mesma em todos os casos. Algumas delas devem gerar cuidados maiores, enquanto outras são completamente banais. Conheça os tipos de verrugas.

verrugas

 

 

Verruga vulgar

A maioria dessas verrugas aparecem nos dedos. Elas são palpáveis (saliente a partir da pele), e a sua coloração é semelhante ao da pele normal. De fato, é um espessamento da pele. Muitas vezes também e desenvolvem no couro cabeludo. Acredita-se que essas verrugas estão associada com alguns tipos do vírus do papiloma humano.

 

Queratose seborreica

Esta é uma outra lesão palpável. Mas, neste caso, com uma cor mais pigmentada (uma tonalidade mais acastanhada), e uma sensação mais cremoso (como “oleosa”, por assim dizer). Essas verrugas são benignas, têm margens bem definidas, e, geralmente, podem ser extraídas pelo simples ato de coçar. Essas verrugas aparecem com a idade e não são contagiosa.

 

Miomas

Lesões salientes da pele de consistência de toque suave (como uma borracha). Eles não são contagiosas. Elas são benignas (em princípio, não têm capacidade malignizante). Não está associado a exposição ao sol, por isso podem aparecer nas regiões menos expostas ao sol.

 

verrugasMiomas pêndulo

Semelhante ao caso anterior. Mas, ao contrário do fibroma típico, neste caso as verrugas têm um tipo de haste mais fina, que deixa o mioma mais fino e pendurado (como se se tratasse de uma planta). Um lugar típico de ocorrência dessas lesões são as axilas. Eles não são malignas nem contagiosas.

 

Molusco contagioso

Tal como o nome sugere, esta é uma lesão causada por um agente infeccioso (um vírus) e tem um comportamento muito contagioso. As verrugas são pequenas (alguns milímetros), flácidas no meio (ou “umbilicadas” na terminologia médica). Não coçam e não são malignas.

 

Verrugas planas

Similares às verrugas vulgares (também acredita-se ser causada por um vírus da família do papiloma), é também uma lesão saliente, contudo menor (2-4 mm), e cuja cor varia também da pele normal. Ao contrário de verrugas comuns, as verrugas planas têm a superfície lisa e suave. Elas geralmente aparecem nas mãos e não são malignas.

 

Hiperplasia sebácea

São lesão causadas pelo espessamento de várias glândulas sebáceas nas proximidades de modo que, geralmente, deixa uma área central “afundada” ao nível da pele normal (como se fosse uma cratera). Aparece em pessoas com pele oleosa, e pode estar de algum componente genético que torna mais comum em certas famílias. Não é maligna nem contagiosa.

 

verrugasCondiloma ou verruga genital

É na verdade um tipo de DSTs. Os locais de ocorrência são as áreas genitais (púbis, perto dos lábios, no eixo do pênis, por exemplo). Parece pequenos montes, agrupados em uma mesma lesão, mas com diferentes tamanhos. São muito contagiosa.

 

 

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

O que é e como tratar verrugas

Como tratar e prevenir verrugas

Pele marcada pelas espinhas? Saiba como tirar manchas de espinhas

Dúvida do leitor: o que pode causar erupções na pele e coceira no peito?

Pele ressecada ou oleosa? Saiba como cuidar bem da sua pele de acordo com o tipo

Problemas de pele? Saiba como tratar a pele irritada e sinta-se melhor

Alergia na pele: sintomas, causas e tratamento