Dica do Nutricionista

Conheça os 5 péssimos hábitos para a saúde que te fizeram acreditar que eram bons

Por Rafaella Dias 25/03/2014

Em meio a tanta informação sobre como devemos nos comportar em relação à nossa saúde é difícil saber o que realmente faz bem. Conheça cinco hábitos para a saúde que te enganam. 

hábitos para a saúde

A consciência sobre a importância de adotar hábitos mais saudáveis já não é novidade, mas muitas pessoas podem prejudicar a saúde pensando que, na verdade, estão fazendo a escolha mais indicada para o corpo.

Em busca de emagrecer ou de reduzir a quantidade de açúcar da dieta, tentando chegar ao corpo perfeito, há pessoas que es escolhem alimentos light e diet. Esses alimentos em quantidades excessivas podem não ajudar no emagrecimento e até engordar. O problema está no fato de que alguns desses itens têm redução não só de açúcares e gorduras, mas de nutrientes importantes em relação à versão normal. Veja abaixo cinco péssimos hábitos para a saúde que enganam as pessoas atualmente.

hábitos para a saúdeSubstituir refrigerante comum por diet/zero

Se tomar refrigerante comum já é ruim para a saúde, beber sua versão diet é ainda pior. Além de não ter nenhum nutriente que poderá ser usado para o bom funcionamento do corpo, o líquido tem grandes quantidades de corantes e aromatizantes que causam diversos problemas de saúde, dentre eles a sobrecarga do fígado e do rim. Apesar de não ter açúcar em sua fórmula, o refresco fica doce devido ao aspartame (é um aditivo alimentar utilizado para substituir o açúcar comum), substância associada a problemas como dor de cabeça, cansaço, ansiedade e compulsão por comida.

hábitos para a saúdeFazer atividade somente aos fins de semana

Para aqueles que se consideram “atletas de final de semana”, normalmente estão expostos a muito mais riscos do que benefícios com a prática de atividades físicas sem uma rotina e sem acompanhamento de um profissional da área. Praticar esportes informalmente uma vez a cada sete dias não faz diferença significativa para a perda de peso ou para melhorar a saúde. Podendo ainda causar lesões musculares e problemas cardíacos, principalmente em atividades que exigem preparo físico, como o futebol, natação etc. Para que possa ter ganhos significativos, melhoria no condicionamento físico, emagrecimento, é importante também se exercitar durante a semana, de preferência com a orientação de um educador físico, do contrário, está entre os péssimos hábitos para a saúde.
hábitos para a saúdeSubstituir o leite de vaca pelo leite de soja

Se o caso for intolerância a lactose é aceitável essa substituição caso contrário deixar de tomar leite de vaca para consumir apenas leite de soja pode ser uma ideia ruim, de acordo com os especialistas. A bebida de soja tem fibras, proteína e vitamina B, mas não possui nem 30% da quantidade de cálcio do leite comum e o processo industrial e químico pelo qual o leite de soja passa, pode ser prejudicial à saúde.

Os nutricionistas ainda chamam a atenção para a considerável probabilidade de essas bebidas causarem alergia, quando consumidas em exagero. O controle no consumo ainda deve se estender aos sucos feitos à base de soja.

hábitos para a saúdeTomar suco ao invés de comer a fruta

Algumas pessoas pensam que tomar o suco da fruta é o equivalente a comê-la, mas ao contrário do que pensamo, não é. Os nutricionistas afirmam que a melhor opção, neste caso, é comer e não beber. Isso porque, além de ingerir mais fibras (que são mraticamente eliminadas durante o processamento do alimento), a quantidade de calorias consumidas é menor, já que um copo de suco costuma levar mais de uma unidade da fruta. E a ilusão de que os sucos são sempre a melhor opção ainda pode causar o ganho de peso, se houver excesso, pois os sucos podem ser muito calóricos, o que torna este um dos péssimos hábitos para a saúde.

Deixar de comer arroz com feijão à noite

hábitos para a saúdeCom medo de engordar, muita gente deixa de comer o tradicional arroz com feijão na hora do jantar. Mas, segundo alguns especialistas, restringir o consumo não ajuda em nada, pelo contrário. Só faz mal, se a pessoa jantar às 22h e dormir às 23h. “Se ela comer às 20h e dormir às 23h, não tem problema nenhum”, afirmam. Além do mais os famosos “lanchinhos” não possuem os mesmos nutrientes de uma refeição completa. O cuidado deve ser tomado com as quantidades exageradas.

Fique atento a essas dicas, reveja suas atitudes, adote bons hábitos para a saúde e tenha uma vida com qualidade!

Referências: Portal de Educação Física 

 

Saiba mais:

Hábitos prejudiciais para a saúde bucal

5 hábitos para uma vida saudável

12 hábitos saudáveis para melhorar o sono

7 péssimos hábitos que deixam seus cabelos mais finos

6 hábitos para viver mais tempo

4 maus hábitos a evitar antes de dormir

Depressão pode diminuir benefícios de hábitos saudáveis