Clínica Geral

Dúvida do leitor: quais as causas dos tremores nas mãos e perda de força?

Por Redação Doutíssima 25/03/2014

Os diagnósticos que podem levar aos tremores nas mãos involuntários e a falta de força de preensão, estão relacionados a uma série de de diagnósticos diferentes e de gravidade variada.

Variando entre crises momentâneas, como crises agudas de estresse onde os tremores nas mãos aparacem, ou mesmo doenças neurológicas mais graves como o aneurisma cerebral. O problema é tremores nas mãosavaliado de acordo com os sintomas indicados pelo paciente para se descobrir a causa. Em casos mais graves apenas exames feitos por um neurologista podem indicar a causa com um diagnóstico mais preciso. Mas independente da gravidade da causa, a ajuda médica é sempre indicada.

O que pode causar os tremores nas mãos?

 

Estresse

O estresse é causado por diversos motivos, é um distúrbio relacionado a vida cotidiana. A sua principal causa é a ansiedade, variando entre os motivos desde véspera de provas importantes como o vestibular ou mesmo um adulto com hipertensão que apresenta um quadro de arritmia cardíaca frequente. Biologicamente falando, os sintomas do estresse agem no sistema neuroquímico, situado no lobo frontal, e também no Sistema Nervoso Central. No geral as crises de estresse apresenta sintomas específicos comuns, como alta irritabilidade, impaciência e inquietação. Mas, existem casos mais graves, de crise aguda, onde  os sintomas podem ser de dor muscular e tensão nas mãos que podem causar os tremores nas mãos e , inclusive, fazer perder a força de preensão temporariamente.

Esclerose Múltipla

Essa é uma doença inflamatória crônica na qual o sistema imunológico do organismo passa a agredir a chamada bainha de mielina, que é uma capa que protege nossos neurônios. A esclerose tem como característica o comprometimento da função do sistema nervoso. Essa doença atinge pessoas jovens, homens e mulheres na faixa dos 30 anos. Os primeiros sintomas se apresentam de forma bastante sutil, como turvações leves de visão. Com o passar do tempo a evolução da doença tem sintomas problemáticos como, surtos imprevisíveis de fraqueza, tremores prolongado (tanto tremores nas mãos, como pelo corpo todo) e perda visual temporária. O tratamento da esclerose múltipla é feito com remédios que ajudam a reduzir a intensidade dos surtos e imunossupressores que diminuem o impacto dos sintomas.

Aneurisma cerebral

O tremores nas mãosdos pacientes que sobrevivem ficam com alguma sequela. Os primeiros sintomas de aneurisma só ocorrem quando já houve uma considerável dilatação gradativa dentro do cérebro, ou seja com a doença já evoluída. E por isso o paciente passa a ter movimentos musculares involuntários, como tremores nas mãos, braços e cabeça. Outros sintomas são: convulsões, fala prejudicada, alterações motrizes e queda das pálpebras. Nos casos mais graves, o risco é de uma hemorragia ou compressão de outras partes do cérebro. O tratamento é feito por uma cirurgia de retirada do aneurisma.

Mal de Parkinson

O Mal de Parkinson, não apresenta causa conhecida. As estatísticas mostram que a doença surge em pacientes a partir dos 60 anos de idade. O que acontece basicamente é a morte das células cerebrais, sobretudo aquelas responsáveis por produzir a dopamina, hormônio que controla nossos movimentos. Por esse motivo, o paciente com Parkinson apresenta perda do controle do movimento na extremidade das mãos. Esse sintoma pode vir acompanhado por depressão, dores diversas e distúrbios do sono. O indicado para tratar do Mal de Parkinson é procurar um médico assim que os primeiros tremores nas mãos involuntários começarem a aparecer. O tratamento é feito pro controle desses temores nas mãos,e é feito por medicação. Com o tratamento feito corretamente, é possível atrasar a evolução dessa doença, que já atinge mais de 400 mil brasileiros.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Veja o que está por trás da sua dor de cabeça

Fisioterapia para o mal de Parkinson

Dicas para reduzir o estresse

6 exercícios para o seu cérebro

Esclerose múltipla: como é e como tratar?

Dor de cabeça: 4 casos que pedem atenção!

3 receitas caseiras contra dor de cabeça