Sem categoria

GANHAR MASSA MUSCULAR : Mito ou verdade: é mais fácil para homens ganhar massa muscular na parte superior do corpo? DOUTISSIMA

Por Redação Doutíssima 25/03/2014

ganhar massa muscularEis o mito: Os homens têm mais facilidade do que as mulheres de ganhar massa muscular nos membros superiores. É uma crença comum de que a força superior do corpo é predominantemente domínio dos homens, e que as mulheres têm cada vez mais dificuldade quando se trata de realizar exercícios como flexões. Mas esse estereótipo verdade?

 

Afinal, os homem têm maior facilidade de ganhar massa muscular na parte superior do que as mulheres?

 

O Veredito: As mulheres são tão capazes de ganhar massa muscular na parte superior do corpo (em relação à massa muscular total) quanto os homens.

Um estudo de 2011 explorando a relação muscular/óssea em homens e mulheres descobriu que altos níveis do hormônio feminino estrogênio resultado em aumento da densidade óssea e força em relação à massa muscular, no entanto, altos níveis do hormônio masculino testosterona conduziu a grandes ganhos em músculo e massa óssea. Em essência, a simples vantagem masculina de ter mais testosterona dá-lhes a capacidade de ganhar massa muscular.

Sean Fortune, um personal trainer e treinador de corrida em Nova York, não se surpreende com as conclusões do estudo. “Como treinador, eu conheço algumas mulheres muito fortes”, diz ele. “Mas é seguro dizer que, de modo geral, é mais fácil para os homens ganhar massa muscular e não apenas na parte superior do corpo, mas em qualquer parte do corpo, simplesmente por causa da vantagem hormonal de ter mais testosterona.” De fato, a testosterona provou ter efeitos anabólicos, pois estimula o corpo a ganhar massa muscular através da ligação às fibras esqueléticas e impulsiona a síntese de proteínas, Como as mulheres, em média, possuem cerca de um décimo dos níveis de testosterona dos homens, faz sentido que elas tenham mais dificuldade em desenvolver a musculatura superior do corpo.

Fortune enfatiza que isso não deve impedir as mulheres de tentar ganhar massa muscular na sua parte superior, longe disso. “As mulheres estão treinando para obter os mesmos resultados que os homens”, diz ele, “apenas em um grau um pouco menor.” A pesquisa compilada pelo treinador de força William P. Ebben e pelo professor Randall L. Jensen, Ph.D., corrobora esta afirmação. “Se a quantidade de massa magra é tido em conta na equação da força, a diferença de força relativa entre homens e mulheres é menos apreciável,” escrevem Ebben e Jensen. “Com base na relação resistência/massa magra corporal, as mulheres são aproximadamente iguais em força aos homens, e quando a força é calculado por área transversal do músculo, não houve diferença significativa entre os sexos.” Em suma, esta pesquisa significa que, em termos relativos, o treinamento de força funciona tão bem para as mulheres como faz para os homens.

ganhar massa muscular

 

Mesmo assim, as mulheres não precisam se preocupar com o ganho de massa muscular em excesso, se tornando uma espécie de Hulk feminino. “Muitas mulheres evitam o treinamento de força porque eles têm a ideia errada de que eles vão ficar muito grande. Esse não é o caso”, diz Fortune. “O treinamento de força é tão importante em termos de construção da densidade óssea como de força, é bom para ajudar a corrigir a postura e é ótimo para a perda de gordura, porque quando você está fazendo o treinamento de força, você está criando mais massa muscular, o que ajuda a acelerar seu metabolismo“, atenua o personal trainer.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Treino de 15 minutos: como tornear as pernas e o bumbum rápido

8 Dicas para seu treino de musculação render

20 músicas para turbinar seu treino

Como fazer treino de ombro em casa

Aprenda a adaptar o treino às suas férias

Saiba mais sobre o overtraining: a obsessão pelo treino

Dicas de treino de musculação para iniciantes