Clínica Geral

Problemas digestivos: Saiba como prevenir e tratar a gastroenterite viral

Por Redação Doutíssima 25/03/2014

 

gastroenterite viral

 

Mais frequente no verão, a gastroenterite viral é uma inflamação que provoca principalmente diarreia líquida intensa. Saiba mais sobre os cuidados a serem tomados para evitá-la e as formas de tratamento:

 

O que é?

 

A gastroenterite viral é uma inflamação causada por vírus que atinge o estômago e o intestino. Ela pode ocorrer em pessoas de todas as idades, mas é mais comum em idosos e crianças, devido à fragilidade do sistema imunológico destes.

 

Causas

 

A gastroenterite viral é causada por diversos tipos de vírus que destroem as células que revestem o intestino e alteram sua função de absorção de líquidos. Resultado: a pessoa sofre por conta de uma forte diarreia líquida, assim como outros sintomas.

Existem quatro tipos de vírus que podem causar esta infecção: o rotavírus, o calicivírus, o adenovírus e o astrovírus.

 

Sintomas da gastroenterite viral

 

Os principais sintomas da infecção são diarreia líquida, náuseas e vômitos, dores abdominais, febre, falta de apetite, desidrataçéao (devido à perda de líquidos) e em alguns casos a pessoa também pode sentir fadiga excessiva e dores musculares.

 

Transmissão

 

A gastroenterite viral é extremamente contagiosa e pode representar um perigo principalmente quando a pessoa infectada não apresenta sintomas, isto acontece porque vírus pode permanecer nas fezes durante 2 semanas mesmo depois da recuperação. Ou seja, a pessoa não sabe que foi contaminada e pode transmitir o vírus para pessoas próximas.

A transmissão ocorre principalmente através do contato com a pessoa infectada pelo vírus, por isso, é essencial evitar compartilhar objetos e utensílios utilizados pela pessoa como copos, talheres, etc. A pessoa também pode ser infectada através da ingestão de alimentos contaminados por um indivíduo com o vírus.

Outras formas de contaminação é o contato direto com a pessoa através de beijos, apertos de mão, tosse ou espirros.

 

gastroenterite viral

 

Prevenção

 

A melhor forma de prevenir a gastroenterite viral é adotar formas simples de higiene como:

– Lavar bem as mãos com frequência, principalmente antes das refeições. Também é preciso evitar o contato com substâncias corporais da pessoa infectada (saliva, fezes, etc.).

– Limpar e desinfetar superfícies contaminadas como prateleiras, balcões ou outros lugares utilizados para a troca de fraldas.

– Não consumir alimentos ou bebidas possivelmente contaminados pelo vírus.

Tratamento para a gastroenterite viral

 

A maior parte dos casos da infecção tende a melhorar com o tempo. O tratamento é necessário para diminuir alguns sintomas e repor a quantidade de liquido perdida. Neste caso, é preciso que a pessoa beba bastante água durante o dia e incluir nas refeições alimentos como arroz, cereais, banana e compota de frutas.

Para saber mais sobre o assunto, assista ao vídeo abaixo:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Confira dicas de dieta para gastroenterite

Como evitar a gastroenterite

O que fazer em caso de intoxicação alimentar

Como agir em caso de intoxicação

Como lutar contra os 6 piores germes escolares

Entenda a salmonela (diarreia intensa)

Diarreia: sintomas, tratamento, como evitar