Gestante

Vai nascer! Entenda todas as fases do trabalho de parto e sinta-se mais segura

Por Redação Doutíssima 25/03/2014

fases do trabalho de partoO parto pode dividir-se em três fases distintas e não há uma regra para o tempo de duração de cada uma delas. A duração de cada fase varia de mulher para mulher e, eventualmente, poderá ser mais breve em mulheres que já foram mães anteriormente pela maior facilidade de dilação da cérvix.

Se você já passou por uma experiência de parto antes, terá mais facilidade em identificar as fases do trabalho de parto, o que antecipará a sua reação à dor e ajudará a controlar as suas emoções à medida que o trabalho de parto avança.

Mesmo que todas as fases do trabalho de parto tenham sido previamente planejadas e todos os passos e procedimentos tenham sido devidamente previstos, mantenha-se flexível e aberta a alterações. O trabalho de parto, apesar de as suas fases serem perfeitamente reconhecidas, tem sempre fatores não previsíveis e o seu médico é o profissional que melhor pode orientar face à realidade que você estará enfrentando.

 

As 3 fases do trabalho de parto

 

Fase latente do trabalho de parto

A fase latente é uma das fases do trabalho de parto caracterizada pela dilatação do canal de parto. Nesta fase a mulher deverá sentir dores e para diminuí-la pode-se pedir uma anestesia peridural ou para diminuí-la naturalmente, alguns médicos recomendam que ela respire lenta e profundamente durante cada contração. Esta fase pode demorar de 12 a 18 horas.

 

Fase ativa do trabalho de parto

Na fase ativa do trabalho de parto, a mulher já atingiu os 10 centímetros de dilatação e deverá fazer força à cada contração para facilitar o nascimento do bebê. Esta fase demora em média 20 minutos.

 

fases do trabalho de partoFase da dequitadura

A fase da dequitadura ocorre depois do nascimento do bebê e é caracterizada pela saída da placenta. Se os médicos realizaram a episiotomia ou se ela aconteceu naturalmente, nesta fase deverá ser feita a sua sutura.

 

Quanto tempo dura o trabalho de parto

A duração de todas as fases do trabalho de parto varia de mulher para mulher, mas geralmente na primeira gravidez o tempo varia entre 12 a 24 horas e este tempo vai diminuindo à cada gravidez. Na gravidez de um segundo filho, o tempo das fases do trabalho de parto pode cair para cerca de 7 horas, por exemplo.

 

Confira a divertida animação sobre as fases do trabalho de parto!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

4 sintomas do falso trabalho de parto

4 dicas para ter certeza de que você está em trabalho de parto

9 sintomas do pré-parto

Como controlar a dor do parto

Grávidas: como planejar a hora do parto

Tudo sobre ter o parto em casa

Relato de mãe: parto normal ou cesariana?