Clínica Geral

Doença de Von Willebrand: sintomas, causas e tratamento

Por Redação Doutíssima 26/03/2014

A Doença de Von Willebrand é a doença hemorrágica hereditária mais comum.

Von Willebrand

Causas

 

A Doença de Von Willebrand é causada por uma deficiência ou diminuição da proteína chamada de fator de Von Willebrand. O fator de Von Willebrand ajuda as plaquetas sanguíneas a se aglutinarem e aderirem às paredes dos vasos sanguíneos, o que é necessário para a coagulação sanguínea normal. Existem vários tipos de doenças de Von Willebrand.

A doença afeta igualmente homens e mulheres. A maioria dos casos é leve. A hemorragia pode ocorrer após uma cirurgia ou quando você tem um dente arrancado. A aspirina e outros medicamentos anti-inflamatórios podem tornar a condição ainda pior. O sangramento pode diminuir durante a gravidez.

Um histórico familiar de algum distúrbio de sangramento é o principal fator de risco.

 

Os sintomas da doença de Von Willebrand são:

 

– Petéquias: marquinhas vermelhas que surgem após a compressão de um membro;

– Hemorragias gastrointestinais;

– Marcas roxas que aparecem facilmente no corpo, após uma pancada, por exemplo;

– Sangramento da gengiva;

– Sangramento exagerado após um pequeno corte;

– Sangramento nasal;

– Menstruação abundante e com um longo período de duração.

 

Von Willebrand

Petéquias – um dos sintomas da doença de Von Willebrand.

 

Tratamento

 

Medicamentos como desamino-8-arginina-vasopressina (DDAVP) podem ser utilizados para aumentar os níveis do fator de Von Willebrand, o que reduzirá a tendência a hemorragias.

Alguns tipos de doença de Von Willebrand não respondem ao medicamento DDAVP. Nestes casos, exames específicos devem ser realizados para determinar o tipo específico da doença, antes que o paciente sofra algum trauma ou cirurgia. Tentativas para usar o medicamento DDAVP podem ser feitas antes que o paciente passe por uma cirurgia, assim os médicos podem verificar se os níveis do fator de Von Willebrand aumentaram.

O medicamento Alphanate (fator anti-hemofílico) é aprovado para diminuir os sangramentos em pacientes com a doença que devem ser submetidos a uma cirurgia ou outro procedimento invasivo.

O plasma sanguíneo de algumas preparações do fator VIII (que é um fator de coagulação essencial para o nosso corpo) também pode ser usado para reduzir as hemorragias.

 

Quando entrar em contato com um médico

 

Chame o seu médico caso você tenha um sangramento sem razão específica ou caso você tenha um pequeno corte que resulte num sangramento abundante.

Se você tiver a doença de Von Willebrand e tiver programada uma cirurgia ou caso você tenha um acidente, tenha certeza de que você ou sua família notificarão o médico que irá tratá-lo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Hemorragias e complicações odontológicas

Como lidar com hemorragias

Hemorragia: sintomas, causas e tratamento

Gravidez e saúde: saiba mais sobre a contagem de plaquetas baixas na gravidez

Tratamento para anemia: como tratar a falta de ferro

Como curar o sangramento nasal

Como agir em caso de sangramento nasal em crianças