Medicamentos

Metformina para emagrecer? Saiba quais são os riscos do uso deste medicamento para perder peso

Por Redação Doutíssima 26/03/2014

metforminaGeralmente recomendada a diabéticos, a Metformina é um medicamento tomado via oral a fim de controlar os níveis de glicose no sangue. Seu foco são os pacientes com diabetes do tipo 2 e pode ser utilizada com outros medicamentos para manter o diabetes sob controle. Entretanto, não é utilizada para o tratamento de diabetes do tipo 1. Assim como acontece com qualquer outro medicamento, há benefícios e riscos associados à metformina, e eles devem ser considerados antes de incrementados a um plano de tratamento já existente.

 

Metformina para emagrecer

O desejo de ter um corpo em forma tem feito com que muitas pessoas recorram a remédios nada recomendados para o emagrecimento.

Na tentativa de eliminar os quilos extras, mulheres e homens, mesmo sem serem portadores da doença metabólica, tentam fazer das drogas a base de Metformina (substância usada para controlar a insulina) uma forma arriscada e também pouco eficiente de perder peso.

O método é perigoso e já é usado há mais de três anos. Mas agora, o consumo para esse fim parece ter ganho um impulso. A metformina, substância presente nos principais medicamentos usados no controle do diabetes tipo 2 – como Glifage, Dimefor, Glucoformin, Glucophage – não é de uso controlado, por isso acaba “passando” através da vigilância da Anvisa contra as medicações comprovadamente usadas para o emagrecimento.

 

metforminaOs riscos para quem não é diabético

O problema de usar metformina para emagrecer, por quem não é diabético, é o enjôo frequente e a acidose láctea (uma fraqueza muscular intensa), alertam a Sociedade Brasileira do Diabetes (SBD), a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e a Associação Brasileira de Estudo para Obesidade (Abeso).

Pessoas que sofrem de alguma disfunção renal ou insuficiência respiratória, o uso pode ser fatal, alerta Amélio Godoy Matos, membro do departamento da Sbem.

“A ação (da metformina) é diminuir a resistência a insulina e não faz nenhum sentido usar para emagrecer. Isso pode trazer dois problemas sérios”, pontua Godoy Matos. “Um é acidose lática, que pode levar a morte em casos extremos. Além disso, o uso é totalmente contraindicado para quem tem diminuição da função renal, insuficiência cardíaca e qualquer infecção ou quadro de desidratação. O uso misturado ao álcool do medicamento é mais do que proibido”, completa o médico.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Emagrecer: 10 Perguntas e respostas sobre remédios para emagrecer

Conheça 3 remédios caseiros para emagrecer

Dieta para emagrecer: 10 Dicas para perser peso sem sofrer

Vença a obesidade para emagrecer em 2014

Diabetes: conheça os tipos de insulina para baixar a glicose

Diabetes tipo 2 pode ser revertida com tratamento na fase pré-clínica

Diabetes e alimentação: Como manter-se saudável todos os dias