[the_ad_group id="16401"]
Dica do Nutricionista > Nutrição

Não coloque em risco sua saúde! Saiba como evitar a perda dos nutrientes com a restrição alimentar

Por Renata Rodrigues de Oliveira 26/03/2014

É muito comum as pessoas começarem uma dieta qualquer com o objetivo de perder peso rapidamente sem se darem conta de que estão prejudicando a própria saúde. Veja como evitar.

Quando se restringe demais a quantidade de calorias ou nutrientes consumidos (como acontece naquelas dietas malucas ou em qualquer dieta muito restritiva onde você ingere menos do que precisa para manter suas funções vitais), o corpo passa a trabalhar num ritmo desacelerado, ou seja economizando energia. Você acha que está fazendo o melhor negócio do mundo para emagrecer, mas isso é um tiro no pé.

 

Restrição alimentar: como evitar a perda dos nutrientes

 

Fazendo isso, seu organismo fica mais lento no desempenho das suas funções e passa a economizar no gasto calórico, pois está recebendo pouquíssima energia e nutrientes para funcionar como deveria. Quando a intenção é emagrecer, devemos fazer exatamente o contrário, promovendo uma aceleração do metabolismo, que só pode ser obtida através da atividade física regular e ingestão alimentar adequada.

Saber o valor calórico dos alimentos é importante, mas nem sempre o que tem menos calorias é o mais nutritivo. Pense sempre em nutrientes, e no que eles podem fazer por você. Seu emagrecimento vai ficar muito mais fácil, natural e sustentável a longo prazo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

7 dicas para evitar a perda de nutrientes dos alimentos

Sopas e caldos têm nutrientes bons para a saúde; saiba como preparar

Alimento fortificado recebe adição de nutrientes importantes para a saúde

Seu corpo agradece! Aprenda 5 deliciosas receitas com arroz integral

Obesidade infantil: dicas de exercícios para movimentar as crianças

Detox capilar: o melhor tratamento para os cabelos de quem abusou do verão

Como saber se devo usar ou não um suplemento de proteína?


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]