Primeiros Socorros

Primeiros socorros: aprenda como fazer respiração boca a boca de maneira correta

Por Redação Doutíssima 26/03/2014

A respiração boca a boca é uma técnica aplicada quando a vítima de um acidente ou de um desmaio não respira. É preciso saber como fazer respiração boca a boca para uni-la à massagem cardíaca em busca de reanimar uma pessoa desmaiada.

como fazer respiração boca a boca

 

 

Quando é necessário fazer respiração boca a boca?

 

O primeiro passo para aprender como fazer respiração boca a boca é entender sua utilização. Quando uma pessoa está inconsciente, não responde a perguntas ou estímulos, neste caso, o primeiro passo é verificar se há respiração. Para fazer isso, o socorrista deve colocar a orelha ou a bochecha entre os lábios da pessoa acidentada para sentir o sopro da respiração. Igualmente, deve-se observar os movimentos de inspiração e expiração do tórax e do abdômen. Se não forem percebidos nenhum movimento, podemos dizer que o paciente está em situação de parada respiratória. Em seguida, pode ser aplicada a técnica da respiração artificial, ou respiração boca. À seguir, veja em detalhes como fazer respiração boca a boca.

 

Como fazer respiração boca a boca corretamente

 

1. A vítima precisa estar na posição deitada de barriga para cima. Coloque-a nessa posição sobre uma superfície dura e remover tudo o que possa dificultar sua respiração.

2. Ajoelhe-se ao lado da vítima, com dois dedos cobertos por um lenço limpo, coloque os dedos dentro da boca dela tentando retirar qualquer corpo estranho que possa estar impedindo a passagem de ar.

3. Delicadamente, incline a cabeça da vítima para trás, o que facilita a passagem do ar. Aperte seu nariz com uma mão. Com a outra, segure o pescoço dela por baixo, de modo a erguer o queixo e a desobstruir a laringe.

como fazer respiração boca a boca4. A vítima estará com a boca aberta. Inspire profundamente. Ponha a boca sobre a boca da vítima, sopre e veja o peito dela se encher.

5. Erga a cabeça para inspirar novamente e verifique que o peito da vítima desincha.

6. Realize 10-12 respirações por minuto ( 1 ventilação a cada 5-6 segundos), até que a vítima recupere sua respiração natural.

7. Recomenda-se a verificação do pulso na base do pescoço (área de circulação da artéria carótida ) a cada 2 minutos e não dedicar mais do que 10 segundos para isso. Se o pulso da vítima não estiver perceptível, faça também a massagem cardíaca até que a vítima recupere a respiração espontaneamente.

 

Como fazer respiração boca a boca em crianças

A técnica correta de como fazer respiração boca a boca em crianças menores de 8 anos é semelhante, mas sofre pequenas adaptações. A boca do socorrista cobre a boca e o nariz da criança (boca a boca-nariz), a entrada de ar deve ser mais suave, com pequeno sopros e em um ritmo mais rápido. Você tem que fazer 12-20 respirações por minuto (1 ventilação a cada 3-5 segundos).

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Kit de primeiros socorros para casa e viagens: o que ter no seu kit de primeiros socorros

7 Mitos sobre os primeiros socorros que você não sabia

Conheça o aplicativo de primeiros socorros do Dr. Drauzio Varella que pode salvar vidas

O que fazer em caso de choque elétrico

Como agir em caso de sangramento nasal em crianças

Como agir em caso de corte na cabeça

Como agir em caso de queimaduras