Especialidades

Tratamento com fisioterapia: saiba como se recuperar mais rápido de uma fratura de clavícula

Por Mayara Pinheiro 26/03/2014

Devido à gravidade deste tipo de lesão, a fratura de clavícula deve ser tratada com muito cuidado pois podem afetar diversas funcionalidades do nosso corpo

fratura de clavículaHoje este artigo dará alguns conselhos e exercícios para ajudar sua clavícula a se recuperar após uma fratura. É muito importante que você use o seu ombro o mais normalmente possível. No início, você pode sentir seu ombro duro e doloroso mas é importante que você continue a movê-lo, pois isso vai ajudar na sua recuperação. Os tecidos moles em torno de seu ombro possuem uma necessidade de ser mantida em movimento conjunto, de modo que eles não se curam em posições apertadas.

Você não vai produzir mais danos nessa região se continuar a usar o seu ombro normalmente para as atividades cotidianas. Na verdade, Isso pode deixar sua clavícula e ombro mais dolorosos nos estágios iniciais, mas você será capaz de aumentar gradualmente a sua atividade com o passar das semanas.

Importante: Não volte a ter contato com o esporte até que esteja livre da dor ou pelo menos com 8 semanas após a sua lesão.

Sua clavícula e ombro podem ainda apresentar certa dor e inchaço. Para isso, você pode facilmente fazer uso de aplicação de gelo por cerca de 10 minutos, 3 ou 4 vezes ao dia. Lembrando que você deve enrolar o gelo em uma toalha úmida para proteger sua pele. Analgésicos básicos também vão te ajudar. Fale com o seu médico ou farmacêutico se você precisar de mais conselhos sobre o alívio da dor da fratura de clavícula.

Exercícios para tratar a fratura de clavícula

fratura de clavículaÉ importante que você comece a exercer o seu braço o mais rápido possível. Ao se exercitar e recuperar os movimentos normais, a sensação de rigidez e dor irá gradualmente diminuir.

Você também poderá encontrar a articulação do cotovelo rígida, então é importante mantê-la em movimento.

Para tratar uma fratura de clavícula os exercícios sempre serão mais eficazes se praticado regularmente. Sempre sugiro que você faça os exercícios 3-4 vezes ao dia. É preferível repetir os exercícios em pequenas doses ao longo do dia, do que uma vez por dia, durante um período mais longo.

fratura de clavículaSugiro que para os exercícios seguintes, seja mantido por 5 segundos e repetir 10 vezes cada. Para todos os exercícios: ficar em pé, segurando um bastão com as duas mãos.

1. Flexão de Ombro: 

Estique os braços sobre a cabeça, mantendo os cotovelos em linha reta.

fratura de clavícula2. Abdução do Ombro:

Mantenha os cotovelos o mais reto possível, leve os braços para fora e para cima em direção seu lado ferido.

 

fratura de clavícula3. Extensão do Ombro:

Segurando o bastão pelas costas, mover o bastão longe da suas costas, mantendo os cotovelos em linha reta.

 

fratura de clavícula4. Rotação internda do Ombro: 

Segurando o bastão pelas costas, mover o bastão para cima e para baixo, dobrando os cotovelos.

 

Saiba mais:

 

Como lidar com fraturas, entorses e luxações

Saiba como tratar uma fratura na coluna causada pela osteoporose

Remédios contra a osteoporose previnem fraturas

Saiba mais sobre a cifoplastia: indicada para fraturas da osteoporose

Entenda os riscos de uma fratura na coluna como no acidente de Isis Valverde

Como fazer treino de ombro em casa

Dúvida: o que pode causar dor no ombro e braço esquerdo