Clínica Geral

Você tem vontade de reduzir o estômago? Saiba para quem é indicada a cirurgia batriátrica e como funciona

Por Renata Rodrigues de Oliveira 26/03/2014

Se você já tentou de tudo para perder peso e não obteve sucesso é natural que comece a pensar em uma atitude mais radical. Mas saiba que nem todos os procedimentos podem ser indicados para você.

Se você se interessou sobre esse assunto, se enquadra em uma das três categorias:
1. Você acha que precisa reduzir o estômago;

2. Você conhece alguém em que você acha que precisa reduzir o estômago ou

3. Você já tentou todos os tipos de dieta, cansou e sabe que não precisa reduzir o estômago, mas morre de vontade.

Então, vamos discutir um pouco esse assunto complexo, mas extremamente interessante – a obesidade mórbida. A obesidade mórbida é uma doença que vem crescendo em todo o mundo, principalmente no Brasil (acreditem, é verdade). Mas, você deve estar se perguntando: o que é a obesidade mórbida?

A obesidade é definida como o acúmulo excessivo de gordura corporal. Quando esse acúmulo atinge grandes proporções, é chamado de obesidade mórbida. Uma das formas de se diagnosticar a obesidade é através do IMC (índice de massa corporal). Para saber o seu, basta dividir o seu peso (em kg) pela sua altura (em metros, ao quadrado). Se o resultado ficar entre 19 e 25, você é considerado eutrófico (ou normal). Se o resultado se encontrar entre 30 e 40, você pode se considerar uma pessoa obesa. Quando o IMC ultrapassa o valor de 40 kg/m2, a pessoa é classificada como obeso mórbido. Deu para entender? Então vamos continuar…

 

Quando é indicado reduzir o estômago?

Agora você deve estar se perguntando: quais as indicações para a cirurgia de redução de estômago? Muitas pessoas acham que basta estar acima do peso para marcar a cirurgia. Mas, basicamente, existem duas indicações: (1) pacientes com IMC acima de 40 kg/m2 ou (2) pacientes com IMC maior ou igual a 35 kg/m2 portadoras de doenças associadas à obesidade – diabetes, hipertensão, dislipidemias, etc. Apesar das indicações, a avaliação deve ser minuciosa. São candidatos à cirurgia pessoas com as classificações acima e que o tratamento com dieta, medicação e atividade física falharam durante anos de tentativas.

Quem acredita que basta fazer a cirurgia para se transformar em uma pessoa magrinha, pode estar enganado. O tratamento é vitalício, ou seja: você terá que tomar medicamentos e suplementos alimentares pelo resto da vida. E também trabalhar seriamente em parceria com seu nutricionista em um plano de reeducação alimentar – não adianta você fazer a cirurgia e continuar com os mesmos hábitos alimentares de antes. Sabe o que pode acontecer? Engordar tudo de novo e perder a cirurgia (acreditem, isso acontece)!
Consulte seu médico. Ele é a melhor pessoa para indicar esse tipo de tratamento. E sua nutricionista será uma de suas melhores amigas para que você consiga dar conta do recado sem sofrimento…

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Dietas da moda: saiba quais as vantagens e riscos
9 Sinais de que sua dieta não serve para você

Dieta para colesterol: aprenda o que comer

Dieta Primal: vida paleolítica inspira livros de receitas

A dieta da USP está de volta! Saiba mais sobre os resultados e riscos

Couve-de-folhas é a nova vedete das dietas detox

Uma dieta rica em fibras reduziria o risco de asma