Fertilidade > Medicamentos

Contra a infertilidade: Saiba mais sobre a Injeção Intracitoplasmática de Espermatozóides (ICSI)

Por Redação Doutíssima 27/03/2014

Injeção Intracitoplasmática

 

Você está planejando engravidar mas ainda não conseguiu? Então, saiba mais sobre a Injeção Intracitoplasmática:

 

O que é?

 

A Injeção Intracitoplasmática de Espermatozóides é um procedimento de reprodução feito em laboratório que consiste na coleta de espermatozóides para injeção diretamente dentro do óvulo.

Como é realizada?

 

Coleta dos gametas – Em primeiro lugar, são coletados os gametas masculinos e femininos. E possível coletar os espermatozóides masculinos após a masturbação e caso eles estejam ausentes no sêmen, eles podem ser retirados por meio de uma biópsia ou de uma punção. A mulher, por sua vez, deve tomar remédios (via oral ou injeções) para estimular a ovulação. Durante o período da ovulação,ela é submetida a ultrassonografias que permitem verificar o desenvolvimento dos folículos (local onde os óvulos são encontrados). Ao atingirem o tamanho necessário, os óvulos são retirados dos folículos através de uma agulha fina. O procedimento pode ser visto através do ultrassom transvaginal.

Caso não haja produção de gametas (tanto no homem quanto na mulher); existe a possibilidade de que eles sejam doados. Isto pode acontecer com mulheres que estão no período da menopausa.

Injeção dos gametas – Depois de colhidos, os gametas são selecionados em laboratórios e injetados dentro de óvulos maduros.

Confirmação do processo de fecundação – Normalmente, entre 24 e 48 horas após a injeção, é possível verificar de houve o processo de clivagem (nome dado às divisões que as células embrionárias sofrem durante o processo de fecundação). Em caso positivo, há uma seleção dos melhores embriões que serão implantados no útero feminino. Lembrando que a quantidade a ser recebida varia de acordo com a idade da mulher, por exemplo, em mulheres com até 35 anos poderão ser implantados apenas 2 embriões; já as mulheres com idade entre 36 e 39 anos podem receber 3 embriões, se a faixa etária for entre 40 e 50 anos, elas poderão receber até 4.

Implantação dos embriões – Através do espéculo vaginal (mais conhecido como bico de pato), eles são introduzidos diretamente no útero. O processo é monitorado pelo embriologista através de um ultrassom. A confirmação da gestação geralmente é feita após 14 dias através de um exame de sangue.

 

Para quem é indicada a Injeção Intracitoplasmática?

 

A ICSI é indicada para homens que passaram pelo processo de vasectomia irreversível. Casos em que o paciente apresente poucos espermatozóides para o processo de Fertilização in Vitro. Ela também é recomendada aos homens com dificuldades de ereção e/ou ejaculação (presentes apos traumas na medula espinhal).

 

 

Injeção Intracitoplasmática

 

Quais são as perspectivas da Injeção Intracitoplasmática?

 

Os resultados dependem de alguns fatores como a quantidade de embriões injetados e também da idade da mulher. Por exemplo, mulheres com idade abaixo dos 30, podem apresentar 50% de chances de gravidez, já as mulheres com mais de 40 anos, possuem aproximadamente 15%.

 

Quais são os riscos que a Injeção Intracitoplasmática pode trazer?

 

– Se o gameta injetado for defeituoso, ele pode prejudicar o desenvolvimento do embrião.

– O processo de fertilização pode ocasionar uma gravidez ectópica (se passa fora do útero), porém, os riscos são muito pequenos. É por isso que durante o processo, os embriões são injetados com distância de 1 cm do útero.

– Bebês nascidos por meio da Injeção Intracitoplasmática têm mais riscos de desenvolver complicações como a síndrome de Angelman, trata-se de atrasos no desenvolvimento neuronal da criança que podem comprometer a fala, o sono e a inteligência. Outro distúrbio que também pode ocorrer é a chamada de síndrome de Beckwith-Wiedemann, que provoca atraso no crescimento de orgãos, além de aumentar a possibilidade de tumores no abdomên.

 

Entenda mais sobre o assunto:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Conheça as principais causas da infertilidade feminina

Conheça as principais causas da infertilidade masculina

Endometriose e infetilidade: é preciso quebrar o silêncio

Infertilidade conjugal: um problema mais que atual

Relato de mãe: Não sou infértil, sou enganada pelos meus hormônios

7 Perguntas e respostas sobre a infertilidade

Quais são os principais tratamentos contra a infertilidade?