Saúde Mental

Dormir para esquecer: será que essa técnica para esquecer problemas realmente funciona?

Por Redação Doutíssima 28/03/2014

Há rumores que dizem que quando uma pessoa está enfrentando algum problema, ” dormir para esquecer ” vai ajudar a fazer a escolha certa.

Uma hora ou outra, todos nós passamos por situações que devemos tomar decisões difíceis. Um dos conselhos mais recebidos pelos amigos e membros da família ( ou mesmo do google) é dormir para esquecer. Mas será que isso é realmente uma boa idéia? Ou é realmente somente uma desculpa para procrastinar e empurra o problema pra frente?

dormir para esquecer

Solução para os problemas: dormir para esquecer !

 

O veredicto notado pelos cientistas é: dormir para esquecer pode sim ajudar a tomar melhores decisões em questões importantes da vida.

O que pode parecer um problema impossível, na verdade, poderia ter uma solução clara depois que você tira uma soneca no sofá. O diretor executivo da medicina do sono da Universidade de Harvard nos Estados Unidos, acredita na importância de ter uma boa noite de descanso, mas sem exagerar. “Se você está tendo um problema na vida ou no trabalho , diz ele, “analise o problema e suas possíveis soluções e caminhos a seguir, e depois é importante “dormir para esquecer” antes de tomar a decisão final.”

Um estudo da Universidade Lancaster descobriu que entre os três grupos de participantes com ambos problemas fáceis e difíceis de resolver, o grupo que era capaz de dormir antes de resolver os problemas difíceis foi o bem mais sucedido. Aparentemente, ” dormir para esquecer ” é mais benéfico quando se trata de lidar com decisões difíceis. Com os problemas mais triviais – como o que fazer para o jantar no dia seguinte, ou o filme para ver neste fim de semana – não vale realmente a pena.

Uma boa noite de sono ajuda a sua mente processar o que você encontrou durante o dia para que você possa utilizar de forma eficiente a informação mais tarde. Mas também é essencial para trazer novas informações, em primeiro lugar. Um estudo da Universidade da Califórnia, Berkeley descobriu que dormir um pouco antes de aprender algo novo ajuda a recarregar o nosso cérebro e torná-lo pronto para armazenar novas informações.

dormir para esquecer

Por isso, não dispense esta dica de melhoria no aprendizado, mesmo se você não estiver mais na escola ou universidade. O sono ajuda não só a memória visual mas também a aprendizagem motora – o que pode ser muito útil na vida cotidiana e no trabalho. Ser capaz de absorver e processar novas informações é uma obrigação na resolução de problemas.

Então, da próxima vez que você estiver tendo problemas para tomar alguma decisão importante ou aprender algo novo para o trabalho ou por lazer, não esqueça de ir para a cama “dormir para esquecer” os seus problemas só por uma noite. Durma bem!

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

 

 

 

Saiba mais:

Você toma suas decisões com base nas celebridades?

Gestão de conflitos: como evitar problemas com colegas de trabalho

Mito ou verdade: dormir bem melhora a memória

Dicas para dormir melhor

Como resolver os problemas de relacionamentos mais comuns

Como dormir mais rápido

10 Dicas para dormir bem todas as noites