[the_ad_group id="16401"]
Clínica Geral

Problemas para fazer xixi? Aprenda a evitar a infecção urinária e tenha uma vida mais tranquila

Por Redação Doutíssima 28/03/2014

como evitar a infecção urináriaApesar de, na maioria dos casos, não ser grave, a infecção urinária pode se tornar um incômodo cotidiano. A infecção urinária pode ser identificada quando ocorre urgência para urinar, além de dor e ardência e urina esbranquiçada. A doença que atinge uma em cada cinco mulheres no mundo, pelo menos alguma vez na vida, segundo o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. Por causa da anatomia do corpo feminino, que tem ânus, vagina e uretra muito próximos, as mulheres são as mais afetadas – mas também existem casos em homens e crianças.

Aprenda como evitar a infecção urinária, aqui! Confira!

Como evitar a infecção urinária: por que ocorre?

A infecção urinária se manifesta, principalmente, quando o organismo está com a imunidade baixa, pois isto facilita a proliferação de micro-organismos.”As bactérias se aproveitam da situação: sobem pela uretra e atingem a bexiga, os ureteres e os rins”, explica o ginecologista Mário Martinez. Em quase 90% das vezes a bactéria Escherichia coli, que habita o intestino, é a responsável pela infecção. Por isso, tão importante quanto manter a imunidade alta, é fazer corretamente a higiene íntima.

Para aprender como evitar a infecção urinária, é importante ficar atento às dicas a seguir. Você pode blindar o seu organismo contra infecções adotando hábitos saudáveis.

 

Como evitar a infecção urinária: outras causas

A infecção urinária é causada por germes, em geral bactérias que entram pela uretra e chegam até a bexiga. Isso pode levar a uma infecção, mais comumente na própria bexiga, que pode se propagar até os rins.

Na maioria das vezes, o corpo consegue eliminar as bactérias. Porém, as condições a seguir podem aumentar o risco de uma infecção urinária:

  • Diabetes
  • Idade avançada (principalmente para pessoas em asilos)
  • Problemas para esvaziar a bexiga (retenção urinária)
  • Um cateter urinário inserido em seu trato urinário
  • Incontinência fecal
  • Próstata aumentada, estreitamento de uretra ou qualquer coisa que bloqueie o fluxo da urina
  • Cálculos renais
  • Permanecer parado (imóvel) por um longo período (por exemplo, ao recuperar-se de uma fratura de quadril)
  • Gravidez
  • Cirurgia ou outro procedimento que envolva o trato urinário

 

Como evitar a infecção urinária: 4 conselhos

 

Tenha uma alimentação saudável

Para o nutricionista Israel Adolfo, a ingestão de frutas, verduras e legumes diariamente é essencial: “Eles são ricos em vitaminas e minerais, que elevam a imunidade”. Procure consumir também alimentos integrais, ômega 3 e leite fermentado para melhorar o sistema imunológico. Dica: inclua o alho na sua alimentação, de preferência cru, pois ele é um bactericida natural.

 

como evitar a infecção urinária

Elimine do cardápio

Evite ou elimite completamente a ingestão de açúcar, álcool e gorduras e não abuse da cafeína. Se não for possível, tente ao menos reduzir o consumo, pois tais alimentos podem enfraquecer o sistema de defesa.

 

Tenha bons hábitos de higiene

Lembre-se de higienizar as partes íntimas sempre da frente para trás. Se possível, lave-se ou use lenços umedecidos depois das necessidades fisiológicas. Urinar após as relações sexuais e usar calcinha de algodão ajudam a evitar a infecção urinária.

 

Hidrate-se

É sabido que, para manter-se saudável, deve-se tomar, no mínimo, dois litros de água por dia. Além de outras vantagens para o organismo, a hidratação mantém o aparelho urinário ativo, prevenindo a infecção. Se você estiver com a doença, consuma também frutas com vitamina C, que eliminam infecções.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Como prevenir a infecção vaginal

Cistite: sintomas e tratamento

Cistite: o que é e como tratar

Como se hidratar de maneira eficaz: água x repositor hidroeletrolítico ou energético

Como aumentar sua imunidade através de 9 alimentos

Baixa imunidade: morango auxilia na prevenção de doenças

Sorrir faz bem ao coração, sistema respiratório e imunológico


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]