Especialidades

Artrite reumatóide é irreversível: saiba mais a respeito

Por Redação Fortíssima 30/03/2014

Artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória, crônica e autoimune que pode levar da deformação à destruição das articulações, além da incapacitação física. Essa doença pode atingir regiões como joelhos, pulsos e tornozelos, por exemplo.

artrite reumatoide istock getty images doutíssima

Doença pode levar da deformação à destruição das articulações, além da incapacitação física. Foto: iStock, Getty Images

Artrite reumatoide: sintomas e diagnóstico

Segundo informações da Universidade de São Paulo (USP), essa doença afeta mais mulheres do que homens em uma proporção de sete mulheres para um homem. Os seus primeiros sinais podem surgir entre 20 e 60 anos.

Estudos mostram que cerca de 1% da população brasileira, o que equivale a 2 milhões de pessoas, é afetada pela doença. Outro levantamento feito em 13 países pela Pfizer mostrou que entre os 326 brasileiros entrevistados, 67% eram mulheres e que 37% descobriram a artrite reumatoide entre os 18 e 44 anos.

Mas quais seriam os seus sintomas? A febre baixa, fadiga, anemia, perda de peso e cansaço são os principais sintomas. Entretanto, órgãos como pele, olhos, pulmões, rins e coração também pode ser afetados por essa condição autoimune. A síndrome de Felty, que causa aumento do baço, pode ocorrer em função da AR.

É possível também observar vermelhidão, calor, edema e dor em qualquer articulação do corpo, mas são acometidas principalmente as articulações da mãos e dos pulsos, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia.

A coluna lombar raramente é atingida pela doença, mas a cervical em muitos casos é afetada. A doença pode avançar de maneira severa e destruir cartilagens impedindo que o paciente desenvolva suas atividades diárias e profissionais. A deformação mais conhecida afeta a região dos dedos e é chamada de pescoço de cisne.

O diagnóstico da doença é feito, segundo o Colégio Americano de Reumatologia, quando quatro dos sintomas listados abaixo estão presentes por seis semanas.

  • Rigidez articular matinal durando pelo menos uma hora
  • Artrite em pelo menos três áreas articulares
  • Artrite de articulações das mãos
  • Artrite simétrica, por exemplo no punho esquerdo e no direito
  • Presença de nódulos reumatóides
  • Presença de Fator Reumatoide no sangue
  • Alterações radiográficas

Fator reumatoide é encontrado em 75% dos casos iniciais da doença e pode ser verificado através de uma exame laboratorial. Exames de imagens também são usados para identificar as alterações na estrutura óssea do paciente.

Anticorpos contra filagrina/profilagrina anticorpos contra peptídio citrulinado cíclico (PCC) são encontrados nas fases mais precoces da doença e também podem ser detectados em exames laboratoriais pedidos pelo médico especialista.

Tratamento da doença

A artrite reumatoide diminui a expectativa de vida de 10 a 15 anos quando não é tratada, por isso é importante o diagnóstico precoce. Assim que é identificada se estabelece o tipo de tratamento a ser seguido, mas esse processo acontece de acordo com o estágio da doença, ou seja, quanto mais agressiva for a artrite reumatoide, mais agressivo será o tratamento.

Os medicamentos com base de corticoides são usados em fases agudas. Já os anti-inflamatórios são utilizados somente até o momento que se observa sinais de inflamação ou dores nas articulações.

A fisioterapia e terapia ocupacional contribuem para garantir uma qualidade de vida melhor para o paciente que sofre com a doença.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!