Medicamentos

Conheça a quitosana, a pílula que promete absorver gordura

Por Redação Doutíssima 30/03/2014

A quitosana sempre foi um popular agente de perda de gordura usado por fisiculturistas. Então surgiram uma infinidade de termogênicos, que pareciam ter mais resultados que ela. Acontece que isso não significa ela seja ineficaz. Pelo contrário, dois recentes estudos mostram que essa substância é uma ótima ferramenta para o emagrecimento.

Mulher consumindo uma pílula de quitosana.

Quitosana é extraída das conchas duras de camarões ou outros crustáceos. Foto: iStock, Getty Images

Quitosana é um inibidor de gordura

Esse composto é extraído das conchas duras de camarões ou outros crustáceos. Ela possui muitos usos, mas supostamente também ajuda a limitar a quantidade de gordura corporal porque é capaz de absorvê-la a partir dos alimentos que comemos. Naturalmente, isso faria desse suplemento o candidato perfeito para inclusão em qualquer programa de emagrecimento.

Para fazê-lo, essa proteína atrai e se liga à gordura, levando-a para fora do sistema digestivo. Em outras palavras, ela “pega” a gordura que você come nas refeições e evita que seja absorvida e armazenada como gordura corporal. É possível ingerir a substância em forma de cápsulas, comprimidos ou pó, sempre junto com as refeições.

Teoricamente parece excelente, mas o que pesquisas científicas têm dito sobre isso? Empresas que vendem suplementos alegam que esse composto é capaz de reduzir o peso corporal em até 8% em poucas semanas, mas uma revisão de 14 estudos publicada na revista Obesity Reviews concluiu que não é bem assim.

A quitosana realmente induz a perda de peso, mas à razão de 1,7 kg ao longo de quatro semanas. Além disso, um relatório publicado na Cochrane Database of Systematic Reviews mostrou os resultados do efeito do suplemento em adultos com sobrepeso ou obesidade.

Comparados a participantes que receberam um placebo, aqueles que foram tratados com o composto conseguiram perder significativamente mais peso e experimentar mudanças benéficas em níveis de colesterol e pressão arterial.

Outros benefícios desse suplemento

Há evidências de outros benefícios do uso desse suplemento. Por exemplo, ele possui a capacidade de reduzir o colesterol LDL (mau colesterol) e ao mesmo tempo aumentar o colesterol HDL (bom colesterol) em mulheres, segundo um estudo da Shimane Medical University, do Japão.

Ele também tem sido usado eficazmente para tratar acne em razão de sua capacidade de inibir certas bactérias que causam inflamação. Alguns testes usando-a em aplicações tópicas mostraram que a quitosana foi capaz de promover a cicatrização mais rápida de feridas e abcessos infectados por estafilococos.

Não bastasse isso, ela também possui ação antiácida – ou seja, pode aumentar o pH na boca e inibir bactérias que causam a formação da placa dentária e cáries dentárias subsequentes.

Cuidados e contraindicações

Algumas pesquisas têm mostrado que ela também pode provocar efeitos adversos e reduzir a absorção de nutrientes essenciais, como cálcio e vitaminas A, D e E. Há relatos também de que é capaz de causar reações alérgicas em pessoas que têm alergia a marisco.

Como não há muitas pesquisas científicas disponíveis, pouco se sabe ainda sobre a segurança do uso regular ou a longo prazo. Vale dizer ainda que o produto também pode estar contaminado com outras substâncias, como metais.

A atenção deve ser redobrada para grávidas, lactantes, crianças e pessoas com problemas médicos que tomam outros medicamentos – já que não há esclarecimento sobre os efeitos dele em relação a elas. É importante conversar com seu médico antes de incluir o suplemento no dia a dia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!