Clínica Geral

Saiba como tratar a adenoide: problema atinge a cavidade nasal

Por Redação Fortíssima 30/03/2014

Quem tem dor de garganta pode ter uma infecção nas amígdalas. Mas elas não são as únicas glândulas vulneráveis na sua boca. A hipertrofia da adenoide, localizada entre o nariz e o céu da boca, muitas vezes torna a respiração difícil e leva a recorrentes infecções respiratórias. Por isso, é preciso saber como tratar a adenoide, que atinge muitas crianças.

como tratar a adenoide istock getty images doutíssima

Hipertrofia da adenoide muitas vezes torna a respiração difícil. Foto: iStock, Getty Images

O que causa esse problema?

Adenoides são uma massa de tecido que juntamente com as amígdalas compõem o sistema imunológico, ajudando a prevenir e combater infecções – principalmente através da produção de anticorpos para auxiliar o organismo nessa missão. Enquanto as amígdalas são facilmente visíveis ao abrir a boca, o mesmo não ocorre com as adenoides.

Para enxergá-las o médico precisa usar um pequeno espelho ou um instrumento especial com uma luz. Além disso é possível a realização de exames para vê-las mais claramente – raio-x, por exemplo.

As adenoides desempenham um papel importante na infância, mas a medida que a pessoa envelhece elas perdem relevância porque o corpo passa a ser capaz de combater infecções de outras formas.

Em realidade, muitas vezes elas começam a diminuir de tamanho por volta dos 5 ou 6 anos de idade e praticamente desaparecem até a adolescência. A hipertrofia da adenoide, ou seja, quando elas ficam maiores do que deveriam ser, basicamente possui duas causas: é congênita ou consequência de uma infecção/inflamação. Os sintomas variam conforme a gravidade do problema.

Os sinais mais comuns incluem dor de garganta, nariz entupido, gânglios inchados, dor e até mesmo infecção no ouvido. Além disso, pode ocorrer respiração pela boca, fala com som nasal, dificuldade de dormir, ronco e apneia do sono.

Como tratar a adenoide

O tratamento depende de quão grave é o problema. Caso não haja infecção, é possível que o médico opte por simplesmente aguardar e verifique se ela retorna ao tamanho normal por conta própria na medida em que a criança envelhece. Além disso, há medicamentos que podem ser usados para curar a hipertrofia de adenoides.

No entanto, é bastante comum a remoção. Trata-se de um procedimento bastante simples e sem muitos riscos. A cirurgia é chamada de adenoidectomia e se a criança tem infecções frequentes de amígdalas o médico é capaz de removê-las também.

É importante tirar as adenoides quando a criança passa por repetidas infecções que levam à sinusite e otite. Quando elas ficam muito inchadas é possível ainda infecções ou fluido no ouvido médico – capaz de causar perda de audição temporária.

Segundo pesquisadores do Centro do Sono do Hospital Infantil da Filadélfia, Estados Unidos, a remoção cirúrgica de amígdalas e adenoides deu mostras de ajudar crianças com apneia do sono. Aquelas que passaram pelo procedimento experimentaram melhorias em comportamento, qualidade de vida e outros sintomas.

Há ainda a opção de correr a remédios naturais que ajudam a reduzir o tamanho das adenoides. Dentre os mais comuns está o óleo de fígado de bacalhau, que contêm um importante complexo de nutrientes – principalmente selênio. Eles apoiam o fluxo linfático eficaz e podem diminuir a infecção.

O alho também é capaz de ajudar. É que contém um número de compostos importantes, como a alicina. Eles funcionam em conjunto para formar um grande composto anti-inflamatório e antibacteriano. Isso ajuda a reduzir inflamação e infecção nas adenoides.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!