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Esporte

Queime calorias voltando a ser criança: 9 atividades físicas da infância que funcionam como um ótimo treino

Por Redação Doutíssima 31/03/2014

Para muitas pessoas, a frase “no pain, no gain” que significa “sem dor, sem ganho” soa verdadeiramente quando estamos falando de exercícios físicos. Não, nós não estamos falando de dor física. (Esperamos que não, de qualquer maneira.) Estamos falando de tédio. Você acha emocionante fazer 30 minutos de esteira ou bicicleta? Sim, você obtém resultados com esses tipos de exercícios aeróbicos, mas estamos de acordo que eles são meio monótonos e sem graça – e, talvez, isso seja parte da razão pela qual quatro a cada cinco norte-americanos não vão à academia.

voltando a ser criança

Tente lembrar-se de quando fazer exercícios físicos costumava ser divertido? Por volta dos nossos 9 anos de idade fazer um exercício aeróbico como, por exemplo, pular corda na hora do recreio era considerado uma brincadeira. Aquelas sessões de 30 ou 60 minutos no meio do dia em que corríamos como loucos no pátio da escola nos ajudaram a ficar fisicamente saudáveis e também a gastar a energia acumulada. Também foi mostrado que o tempo em que as crianças ficam no recreio pode melhorar a memória, aumentar o foco e aumentar a capacidade de resolução de conflitos. E também parece haver uma ligação entre o nosso nível de felicidade e da quantidade de tempo que estamos ao ar livre.

Então, junte-se a seus amigos, procure a criança que ainda existe dentro de você e pratique atividades físicas voltando a ser criança. As estimativas de calorias queimadas nas atividades listadas abaixo são baseadas em 30 minutos de exercício aeróbico para uma pessoa com 72 quilos, em média.

 

Dicas de atividades físicas para você praticar voltando a ser criança

 

Amarelinha

 

Peque um giz e crie um quadro de amarelinha na calçada (ou, veja se há um pré-pintado em num parque local). Este exercício de bombeamento do coração pode queimar entre 5 e 15 calorias por minuto, dependendo do seu peso e do vigor do seu salto.

 

Bambolê

 

Este treino que envolve uma movimentação do corpo inteiro é capaz de queimar cerca de 500 calorias por hora, para fazê-lo devemos movimentar quadris. Apenas uma modificação da versão das crianças: invista num bambolê mais pesado do que o das crianças, e não aqueles de plástico, para colher todos os benefícios do exercício.

 

Pular Corda ou polichinelo

 

Pular corda é uma velha e boa brincadeira – tudo que você precisa é a sua corda, um pouco de espaço e um par de tênis (e um bom sutiã esportivo, se você for mulher). Depois de apenas 30 minutos, você vai ter incendiado até 430 calorias! Você não gosta de pular corda? Sem problemas. Obtenha um divertido treino de tirar o fôlego realizando polichinelos em sequências de 10 minutos cada. Meia hora desta atividade física pode fazer você queimar aproximadamente 300 calorias.

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Jogar bola

 

Lembra-se de quando você jogava bola na escola? Menina com menino, tudo misturado, sem muitas regras. As mesmas regras se aplicam quando você é um adulto, mas desta vez você deve ter uma maior valorização dos movimentos para queimar mais calorias – aproximadamente 238 calorias em 30 minutos.

 

Escalada Horizontal

 

A escalada horizontal é praticada naqueles brinquedos feitos em ferro que encontramos em várias praças públicas (veja a foto abaixo). A maioria de nós sabe o que fazer: pegue a primeira barra com ambas as mãos, em seguida, as mãos esquerda e direita alternadas, agarrando a barra na frente de você cada vez que você avançar. Completando seis passadas de aproximadamente 45 segundos, com breves pausas no meio, você pode queimar entre 250 e 350 calorias.

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Balanços

 

Impulsione seu corpo com as pernas e as costas e voe alto voltando a ser criança! Nada como a sensação de estar nas alturas proporcionada por um simples balanço. Uma sessão de meia hora desta clássica atividade de criança e você vai queimar cerca de 100 calorias e se divertir bastante.

 

Jogar Peteca

 

Jogar peteca tem um gasto calórico de 240 até 350 calorias por hora. É um trabalho moderado a forte de membros superiores, inferiores e tronco além de trabalhar a coordenação a brincadeira pode ser muito divertida.

 

Andar de Patins

 

Andar de patins não é necessariamente uma brincadeira de criança, muitos adultos levam a prática a sério. O gasto calórico é de 600 até 840 calorias por hora, fazendo um trabalho intenso dos membros inferiores, quadríceps, glúteos, panturrilhas, adutores e abdutores de coxa.

 

Pega-pega

 

Junte-se aos seus amigos e jogue-se nesta atividade física voltando a ser criança. A brincadeira queima até 200 calorias em 30 minutos. A prática traz benefícios na agilidade para correr além de um bom condicionamento cardiorrespiratório.

 

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