[the_ad_group id="16401"]
Clínica Geral > Fertilidade

É possível engravidar mesmo tendo útero infantil? Conheça melhor sobre o hipogonadismo e como tratar

Por Redação Doutíssima 01/04/2014

O útero infantil, chamado de hipogonadismo hipotrófico, é quando o útero não se desenvolve mantendo as mesmas medidas do útero na infância, devido a uma má formação. O corpo do útero tem a mesma medida ou uma medida muito próxima do colo do útero, quando o corpo do útero deveria ser maior.

útero infantil  Uma das maiores dúvidas sobre o útero infantil, é: Mas é possível engravidar? Sim é possível.A mulher com útero infantil pode engravidar se tiver ovários que produzam ovulação, pois pode acontecer fecundação. No entanto, se o tamanho do útero for muito reduzido pode haver aborto espontâneo porque o bebê não tem espaço para se desenvolver.

No caso da mulher com útero infantil e ovários que não produzem hormônios, ela não poderá engravidar naturalmente, necessitando de tratamento antes de engravidar

Antes de engravidar a mulher com útero infantil deve tratá-lo para preparar o útero para receber o bebê, senão pode ocorrer abortamento.

As causas possíveis do útero infantil estão relacionadas a disfunção ovariana ou problemas hormonais relacionados à hipófise que fazem com que os órgão reprodutores não se desenvolvam corretamente.

O diagnóstico do útero infantil é feito através do ultra-som pélvico ou transvaginal. Nesses exames observa-se que o corpo do útero tem a mesma medida ou uma medida muito próxima do colo do útero.

O útero infantil, pode ou não apresentar alguns sintomas que chamem atenção, como:

  • Primeira menstruação tardia
  • Órgãos sexuais pouco desenvolvidos
  • Ausência de pêlos pubianos e nas axilas
  • Mamas pouco desenvolvidas
  • Volume do útero menor que 30cm na vida adulta
  • Menstruação irregular
  • Dificuldade em engravidar;
  • Abortos espontâneos

Apresentado algum desses sintomas é necessário a procura de um ginecologista para que se o útero infantil seja diagnosticado, o paciente com acompanhamento médico possa dar inicio ao tratamento.

 

Como tratar o útero infantil

 

útero infantilO tratamento deve ser feito assim que tomado conhecimento da doença, e para o tratamento do útero infantil medicamentos a base de hormônios são recomendados como forma mais eficaz de tratamento, para que ocorra o correto crescimento do útero, especialmente se a mulher tem outros problemas associados, como a hipofunção dos ovários.

Já quando o tratamento para útero infantil é feito pensando diretamente em uma  gravidez, ele deve ser feito antes de tentar engravidar com a toma de remédios hormonais que facilitam a ovulação e provocam o aumento do tamanho do útero, preparando-o para receber o feto.

É importante que assim que qualquer paciente com útero infantil deseje engravidar, procure por um medico obstetra ou ginecologista , que acompanhe a gravidez antes e durante para realizar o tratamento e conseguir maiores chances de gravidez sem complicações.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

O que é a reposição hormonal

Entenda a relação entre o câncer de colo de útero e o HPV

Corrimento vaginal: aprenda a descobrir quando o corrimento vaginal indica um problema de saúde

Saiba o que é endometriose, doença que atinge milhares de mulheres

Terapia hormonal da menopausa

Conheça os tipos de TPM

TPM em excesso não é normal!


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]