Clínica Geral

Íngua no pescoço: aprenda as causas, diagnóstico e tratamento

Por Redação Doutíssima 01/04/2014

Você já teve uma espécie de carocinho em determinada parte do corpo, que permaneceu por alguns dias e depois desapareceu? O nome desses carocinhos é íngua e sua aparição está ligada à alguma infecção do organismo.

Em geral, a íngua representa uma resposta de defesa do próprio organismo e age como um sinal de alerta, uma vez que sua presença revela ao paciente que o corpo está combatendo a infecção. Esses pequenos nódulos podem revelar desde uma simples infecção até um problema grave como o câncer.

As inguas aparecem nas áreas do copo em que os gânglios linfáticos são mais evidentes, como pescoço, axilas e virilhas.

A íngua no pescoço

A íngua no pescoço consiste em um caroço situado na lateral do pescoço, na nuca ou atrás da orelha. Ela pode ser causada por uma infecção no dente, na garganta ou por viroses, aparecendo comumente em bebês e crianças.

íngua no pescoço

Na maior parte dos casos, a íngua no pescoço é o primeiro sinal que o corpo envia para alertar a presença da infecção. Isso acontece pois o sistema imunológico começa a reagir à entrada do microrganismo no corpo instantaneamente, quando ainda nem se sabe o que está acontecendo. Assim, o “caroço” (a íngua) aparece numa região próxima à infecção. Uma infecção na garganta, por exemplo, acarreta na formação de uma íngua nesso localo. Esta relação entre a íngua no pescoço e a localização da infecção contribui muito na identificação do local e do tipo da infecção.

Em alguns casos, a íngua pode ser uma alerta para o desenvolvimento de um câncer no sistema linfático – o linfoma. Neste caso, ela pode aparecer em qualquer área do corpo, sem apresentar os sintomas descritos abaixo. Normalmente, a íngua causada pelo linfoma não desaparece com o tempo, aumentando cada vez mais. O diagnóstico é feito através da biópsia desse tecido.

Como a íngua no pescoço é uma reação imunológica, não há um tratamento específico para ela, e sim para o processo infeccioso que a originou. Se a infecção for tratada, a íngua desaparecerá. Manter a alimentação e o ritmo de vida saudáveis ajuda a fortalecer o sistema imunológico, potencializando o combate à infecção.

Causas da íngua no pescoço

As ínguas ocorrem quando há um aumento dos gânglios linfáticos, decorrentes de alguma infecção. Esses gânglios são formados por glóbulos brancos que têm a função de defender o organismo dos agentes infecciosos. Algumas possíveis causas da íngua no pescoço são:

  • Abcesso dentário
  • Garganta inflamada
  • Gripe
  • Tatuagem
  • cirurgias
  • Infecção causada por vírus ou bactéria
  • Tumor no pescoço, face ou cabeça

Uma vez que a causa do aumento do tamanho dos linfonodos for detectada, eles tendem a reduzir de tamanho e tornarem-se novamente impalpáveis, essa redução de tamanho é lenta e ocorre em dias, semanas ou meses, e em alguns casos pode nunca mais diminuir de tamanho e ficam sempre como estão.

 Diagnóstico

Caso a íngua no pescoço se torne muito volumosa e dolorida, o indicado é que o paciente consulte um médico para uma avaliação minuciosa do seu estado de saúde. Exames de sangue, radiografias e tomografias também podem ser realizados para que a doença que está provocando a íngua seja diagnosticada.

Se você estiver com uma íngua, sem dor, sem infecção e ela continuar aumentando depois de alguns dias, procure um médico para o diagnóstico correto.

Tratamento para íngua no pescoço

íngua no pescoço

Os linfonodos ou ínguas costumam aumentar de tamanho quando existe algum tipo de infecção ou inflamação nas proximidades (feridas, espinha, picada de inseto, inflamação na garganta, ouvido…) e em alguns casos de infecções ou inflamações em todo o corpo.

O tratamento da íngua no pescoço é a eliminação fatores responsáveis pela infecção. Para isto, analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos podem ser prescritos, dependendo do causador da íngua.

Quando a íngua no pescoço é causada por um linfoma, a radioterapia e a quimioterapia são as principais formas de tratamento.

Porém, você mesmo pode fazer um ótimo remédio para íngua: o cataplasma de argila com cebola ralada, que ajuda o organismo a ganhar forças e combater os agentes invasores. Para preparar este remédio utilize compressas de argila misturada com cebola ralada. A compressa deverá ser aplicada bem morninha e trocada a cada 2 horas, pois só assim terá a oportunidade de obter todos os resultados pretendidos no tratamento desta infecção.Como complemento a este tratamento, sugere-se que ingira 3 xícaras de chá de folhas de eucalipto numa base diária. As proporções utilizadas neste chá devem corresponder a 40 gramas de folhas de eucalipto para casa litro de água.

Consumir alimentos ricos em vitamina C e beber bastante água também ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Caso a íngua permaneça por mais de uma semana, procure um médico e converse com ele a respeito disso.
Saiba mais sobre o tratamento com argila assistindo a reportagem abaixo:

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!