Nutrição

Sódio no organismo: saiba tudo

Por Renata Rodrigues de Oliveira 01/04/2014

Muito se discute sobre os efeitos negativos do sódio no organismo, mas pouco se fala em relação à sua importância para o nosso corpo.

Nos últimos tempos, muito se discute sobre a ingestão diária de sódio, então vale a pena esclarecer algumas dúvidas. Hoje se trabalha com a nutrição preventiva, portanto, mesmo que você seja uma pessoa completamente saudável vale a pena prestar atenção nas novas recomendações.

No organismo, o sódio no organismo tem papel importante na manutenção do equilíbrio de fluídos, na condução/transmissão de impulsos nervosos e na contração muscular. Portanto, retirar completamente o elemento da alimentação é uma atitude radical que pode trazer problemas à saúde se feita sem cautela. Por outro lado, excessos no consumo estão diretamente relacionados ao aumento da pressão arterial em algumas pessoas.

 

sódio no organismo

Sódio no organismo pode causar malefícios. Foto: iStock

A principal fonte na dieta é o sal adicionado, na forma de cloreto de sódio. Uma colher de chá de sal tem 2300 mg de sódio. A Organização Mundial da Saúde recomenda que a ingestão seja menor que 5 g ao dia. Esse valor é equivalente a 5 pacotinhos (daqueles que encontramos nos restaurantes a quilo) ou 1 colher de chá rasa ao dia.

Carnes e sopas enlatadas, condimentos, alimentos conservados e petiscos tradicionais (batata chips, bolachas, salgadinhos) são riquíssimos em Na. Sopas e condimentos têm de 400 a 500 mg do elemento por porção.

Carnes defumadas, processadas ou curadas (como aquelas para lanche tipo presunto, carne de boi enlatada e salsicha), queijos processados e peixe enlatado fornecem de 400 a 800 mg por porção. Alguns condimentos, como o molho de soja (shoyu), têm acima de 1000 mg por porção. É muita coisa!

Fontes naturais de sódio

Fontes naturais de sódio como leite, carne, ovos e a maioria das hortaliças fornecem apenas 10% do sódio consumido. O leite, por exemplo, fornece cerca de 120 mg por xícara.

Carne, frango e peixe in natura fornecem 90 mg por porção de 100 g. Pães, 160 mg por fatia, embora pães com fermento químico (muffins e biscoitos) contenham acima de 300 mg por porção. Hortaliças em geral fornecem 40 mg por xícara de chá. Massas e pratos de arroz instantâneo são excepcionalmente ricos em sódio, fornecendo mais de 700 mg por porção.

Agora você se pergunta: como saber se um produto é rico em sódio ou não? Alimentos que possuem um teor de 400 mg por 100 g ou 100 ml devem ser evitados.

Portanto, a dica é simples: quanto mais limpa e natural a sua alimentação diária for (leia-se rica em grãos integrais, frutas, legumes, verduras, além de laticínios magros e temperos à base de ervas frescas ao invés dos prontos), tudo o que é melhor para equilibrabr os níveis de sódio no organismo e consequentemente melhorar sua saúde.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!