Clínica Geral > Uncategorized

Urticária medicamentosa: entenda por que acontece e conheça o diagnóstico e tratamento

Por Redação Doutíssima 01/04/2014

A urticária é uma das causas mais comuns de inflamação da pele. Até 20% da população sofre de urticária pelo menos uma vez em sua vida.

A urticária se apresenta em grandes placas vermelhas e inchadas, com erupções que causam coceira, estas placas vão e vêm rapidamente e às vezes são substituídas por outras. No entanto, em algumas pessoas, as crises de urticária voltam muito frequentemente, podendo durar mais de 6 semanas.

urticária medicamentosa

 

Causas da urticária medicamentosa

 

A urticária aparece em resposta a um irritante externo que tenha sido ingerido ou que tenha entrado em contato com a pele. Em resposta a esta exposição a uma substância irritante, o organismo liberta substâncias químicas, tais como a histamina, que causa comichões e inflamações. Os irritantes podem ser de vários tipos, incluindo alimentos, medicamentos, cosméticos, picadas de insetos, produtos químicos, infecções, problemas de saúde e até mesmo exposição ao calor ou frio extremo. Neste artigo vamos falar sobre a urticária medicamentosa, que é a urticária que tem como irritante algum medicamento.

Numa minoria de pessoas com urticária podemos ver uma relação alérgica clara: as erupções aparecem depois de tomar determinados medicamentos.

Quase todos os medicamentos são susceptíveis de ser a causa de uma crise de urticária medicamentosa. Alguns dos culpados mais comuns:

– Ácido acetilsalicílico (ASA) e outros medicamentos anti-inflamatórios (tais como o ibuprofeno);

Antibióticos tais como penicilinas e sulfonamidas;

– Iodeto;

– Anticonvulsivantes (por exemplo, carbamazepina, fenitoína);

– Anestésicos (tal como a lidocaína);

– Vancomicina;

– Codeína e outros analgésicos narcóticos.

urticária medicamentosa

Caso você sofra de uma urticária medicamentosa, o remédio pode não ser a causa principal da urticária. É possível que o elemento de perturbação tenha sido algum aditivo no medicamento. Se vários medicamentos parecem causar ataques de urticária, é possível que você reaja, por exemplo, à Tartrazina, corante comumente usado em comprimidos.

 

Diagnóstico

 

Primeiramente o médico irá tentar identificar o fator que desencadeou a urticária, perguntando-lhe quando a erupção apareceu e se você fez algo de incomum nos últimos dias que se passaram.

Os exames de sangue dificilmente revelam algo sobre as urticárias. Em muitos casos (pelo menos metade), a causa permanece um mistério, o que normalmente não tem importância, porque a urticária aparece isoladamente na maioria das pessoas. O médico pode pedir-lhe para registrar suas atividades e tudo o que você come, para tentar determinar a causa precisa.

 

Tratamento

 

A prevenção é o melhor tratamento para a urticária medicamentosa. Se o seu médico descobrir qual é a causa da alergia, você pode, no futuro, tentar evitar de tomar este mesmo medicamento.

A coceira causada pela urticária medicamentosa pode ser rapidamente aliviada com anti-histamínicos como a hidroxizina ou a difenidramina. Estes anti-histamínicos normalmente causam sonolência. Outros anti-histamínicos menos sedativos (por exemplo, desloratadina, cetirizina , loratadina ou fexofenadina) também podem ser usados para tratar a urticária crônica ou para aliviar a urticária aguda se durar mais do que 24 a 48 horas.

Estes medicamentos podem acalmar os sintomas da urticária de forma muito eficaz, mas não há atualmente nenhuma cura em si. A urticária medicamentosa assim como os outros tipos de urticária geralmente desaparecem dentro de uma semana, mas também podem durar até 2 anos ou mais – no caso de urticária crônica. Mas mesmo a urticária crônica, eventualmente, pode desaparecer.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Dúvida: urticária tem cura?

Urticária colinérgica: sintomas, causas e tratamento

Dúvida do leitor: o que pode causar erupções na pele e coceira no peito?

Alergia na pele: sintomas, causas e tratamento

Como lidar com a alergia alimentar na infância

Como evitar a alergia ao sol

Alergia ao ovo: entenda porque acontece