Fertilidade

Coisa de mulher: entenda como identificar quando é o período fértil, sua duração e como amenizar os seus efeitos

Por Redação Doutíssima 02/04/2014

Para saber quando é o período fértil, é necessário que você considere que a concepção acontece em torno do 14º dia de um ciclo normal de 28 dias. Dessa forma, para estimar os períodos férteis, é preciso contar 14 dias a partir da data em que veio a sua última menstruação. A ovulação acontecerá entre 3 dias antes e 3 dias depois dessa data, que é o que se considera o período fértil da mulher.

Se você quer saber quando é o período fértil para não engravidar, marque num calendário os dias em que a sua menstruação costumar vir, e observe se os ciclos são regulares ou não. A menstruação pode vir a cada 28, 29, 30 dias ou mais.

quando é o período fértil   O dia mais fértil é sempre o do meio do ciclo, logo, se a menstruação vier sempre de 30 em 30 dias, o 15º dia é quando o período fértil atinge o pico, mas os 3 dias antes e os 3 dias depois também são férteis, e por isso dentro destes 7 dias deve-se ter muito cuidado para não engravidar, utilizando métodos contraceptivos.

Nos outros dias do mês, apesar de não serem muito férteis, a mulher também pode engravidar se tiver relações sem camisinha ou outro método contraceptivo. Calcular o período fértil no ciclo irregular não é seguro para quem está tentando engravidar ou para quem não quer engravidar, pois como o ciclo menstrual não vêm sempre no mesmo período, as contas podem ser erradas.

 

A TPM ajuda a indicar quando é o período fértil ?

 

Não. Mas estudos recentes mostram que durante o período fértil as mulheres também sofrem alteração de humor.

Se você perguntar a uma mulher como o ciclo menstrual afeta o humor delas e provavelmente você ouvirá um sermão sobre TPM, ou tensão pré-menstrual. Embora seja verdade que os sintomas da TPM são comuns , novas pesquisas encontraram mudanças de comportamento nas mulheres em outro ponto do ciclo reprodutivo: a ovulação.

Novos estudos divulgados chegaram à conclusão de que as mulheres se tornam mais selvagens nos dias férteis do mês,tendo a libido mais aflorada. Foi mostrando que quando é o período fértil as mulheres são mais abertas à ideia de ficar com um homem estranho ou apenas um conhecido, enquanto a segunda pesquisa mostrou que mulheres com parceiros de aparência menos masculina são mais prováveis a cobiçar homens de queixo forte e angulado (marca da virilidade) durante os dias férteis do que as mulheres com parceiros de aparência mais masculina.

quando é o período fértil   Esses estudos examinaram os efeitos da ovulação na forma como as mulheres se vestem, falam e pensam. Embora não seja ainda claro se e como essas mudanças afetam relacionamentos entre mulheres no mundo real, eles podem por uma chave para o passado da humanidade.

Bom, basicamente, quando é o período fértil o corpo da mulher se prepara para ser fecundado, o que acontece: é liberado um óvulo pelas trompas de falópio, onde pode se encontrar com os espermatozoides.

Nessa fase, mesmo os homens não sendo capazes de detectar quando é o período fértil da mulher, muitas mulheres relatam um tratamento mais atencioso vindo de seus parceiros.

O que é importante, pois nesse momento quando é o período fértil existe uma descarga de energia muito grande da parte da mulher, é importante fazer uma dieta rica em cálcio (leite e iogurte desnatado) e magnésio (espinafre) que pode ajudar bastante. Assim como exercícios físicos, a prática regular, especialmente das atividades aeróbicas por, no mínimo, 20 minutos, 3 vezes por semana, pode ser de grande ajuda na qualidade do sono e controle do estresse.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Conheça as principais causas da infertilidade feminina

Infertilidade conjugal: um problema mais que atual

6 dicas caseiras para aliviar a TPM

Desvendado os segredos do sexo tântrico

Como funciona pílula do dia seguinte

Os malefícios da pílula

Como fazer sua mulher querer fazer mais sexo