Dieta

Doutor, Suplementação substitui alimentação?

Por Adilson Costa 02/04/2014

VigoOrtorexia

NÃO.

Definitivamente não.

É muito importante definir isso claramente em uma época onde, erroneamente, muitos pensam que as cápsulas e os pós de suplementação alimentar podem servir como substitutos da alimentação. Eles não servem.

Um suplemento é, tão somente, um SUPLEMENTO. Pode ser, até, elevado à classe de COMPLEMENTO, ideia compartilhada por diversos pesquisadores no mundo todo, considerando as condições de vida específicas de cada um, mas não são o alimento em si.

 

Suplementação substitui alimentação?

Pense sempre assim: em sendo suplemento, o que quer que você use vai estar ajudando a atender necessidades extra-normais como, por exemplo, atividade física moderada e intensa, combate aos efeitos de poluentes, excesso de radicais livres, doenças e tantos outros elementos agressores da sua saúde; em sendo complemento, o que você utilizar vai estar completando sua alimentação, ou seja, cobrindo alguma deficiência alimentar, como nos casos das anemias por falta de ferro, na reposição de cálcio para os ossos e tandos outros casos de desnutrição possíveis.

Estou escrevendo sobre isso, também, para esclarecer uma coisa muito importante: a Ortomolecular não preconiza a substituição da alimentação por qualquer tipo de suplemento alimentar. A idéia da Ortomolecular é, na verdade, de integração entre vários elementos para a boa saúde, e o mais básico e principal é, justamente, uma alimentação balanceada. Para alcançá-la, podemos utilizar diversos métodos, inclusive com uso de suplementos e complementos, mas precisamos dela como condição fundamental para ter boa saúde. O profissional nutricionista vem a ser peça importante neste momento.

A Ortomolecular não dispensa a alimentação balanceada assim como NÃO VAI, NECESSARIAMENTE, TE PEDIR PARA SUSPENDER AS MEDICAÇÕES QUE VOCÊ JÁ UTILIZA. O uso das medicações alopáticas, em muitos casos, é fundamental, e o médico que se dedica à Ortomolecular tem que fazer a associação inteligente entre a alopatia e os suplementos nutricionais, bem como outros métodos que possa vir a utilizar.

Em resumo, a conduta Ortomolecular não objetiva corromper as bases de tudo o que o paciente já faz ou conhece, mas sim reordenar seus hábitos para que o mesmo alcance um patamar mais elevado de qualidade de vida.

Busquemos o ponto de equilíbrio.

Busquemos uma conduta Ortomolecular em nossas vidas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Viva mais saudável! Muda sua alimentação e faça exercícios para controlar a pressão arterial

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Precisando tomar suplementos? Saiba que o leite é um suplemento natural

Após uma cirurgia bariátrica é preciso suplementar vitaminas e minerais?

Como saber se devo usar ou não um suplemento de proteína?

Anvisa proíbe a venda de quatro suplementos alimentares no Brasil

Usar suplementos alimentares e vitaminas: faz a diferença ou não?