Gestante

Enjoando muito durante a gestação? Conheça esses 8 alimentos para evitar enjoo na gravidez

Por Redação Doutíssima 02/04/2014

evitar enjooA gestação é um momento de muita expectativa, mas nem sempre tão encantador quanto esperado. Mal estar, indisposição e cansaço são apenas alguns dos sintomas típicos dessa fase. Além desses, outro bastante comum é a náusea que geralmente ocorre entre a quinta e a 18ª semana da gravidez, explica a ginecologista e obstetra Bárbara Murayama, membro da Sociedade Paulista de Ginecologia Obstetrícia. “Quase todas as mulheres sentem enjoo durante a gestação, mas a gravidade do sintoma varia de uma para outra”, afirma. As causas também são variadas e vão desde fatores psicológicos, passando por alterações hormonais até a motilidade gástrica anormal, quando o estômago não trabalha de maneira adequada retardando seu esvaziamento.

O enjoo, infelizmente, é o sintoma mais frequente da mulher grávida. Cerca de 70% das mulheres sentem enjoos no primeiro trimestre da gestação, principalmente no segundo e terceiro mês, podendo se prolongar em poucos casos.

Não há uma receita infalível que acabe com o enjoo. O que vale para uma mamãe pode não ter efeito nenhum para outra. Mas alguns alimentos pode ajudar a aliviar ou até mesmo evitar enjoo.

 

8 alimentos para evitar enjoo!

1) Alimentos ricos em ácido fólico

Espinafre, rúcula, brócolis, escarola, agrião, frutas cítricas e grãos integrais, são ricos em ácido fólico, uma vitamina do complexo B, que é um nutriente fundamental para as gestantes. Além de ajudar na formação do tubo neural e dos tecidos do embrião, ainda estimulam a formação dos ácidos digestivos, favorecendo o esvaziamento gástrico e ajudando a evitar enjoo.

 

2) Vitamina B6

A deficiência de vitamina B6 está relacionada a sintomas de náusea gestacional, por isso não deixe de ingerir alimentos que são fonte desse nutriente para evitar enjoo, como peixes, frango, ovos, cereais integrais, soja.

 

3) Potássio

A banana nanica é duplamente indicada por ser uma boa fonte de vitamina B6 e potássio. A vitamina B6 ajudar a evitar enjoo e o potássio controla os vômitos.

 

4) Bebidas frias e ácidas

evitar enjoo

Tomar limonada sem açúcar ou acrescentar gotas de limão na água ou nos chás são ótimas maneiras da gestante se manter bem hidratada e diminuir o enjoo. Outra dica é temperar alimentos com limão.

 

5) Vitamina C

Abacaxi e caqui: além de aliviarem a ânsia, essas frutas são fontes de vitamina C, nutriente importante para o fortalecimento do sistema imunológico e da placenta.

 

6) Alimentos ácidos

Procure consumir bastante laranja-pera, tomate, vinagre de maçã para evitar enjoo.

 

7) Iogurtes

Muitas gestantes sofrem de intolerância ao leite. Substituir o leite pelo iogurte ajuda a garantir o consumo de cálcio e a diminur as náuseas, pois ele é digerido pelo estômago mais facilmente. Prefira os iogurtes com probióticos, que também ajudam no bom funcionamento do intestino.

 

8) Carboidratos

Arroz, macarrão, batata, pães são de fácil digestão e, por isso, ajudam a controlar o enjoo. Além disso, fornecem energia para a gestante. Porém, prefira as versões integrais, pois possuem mais fibras e nutrientes.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

De onde vêm os enjoos ou náuseas da gravidez?

Como controlar o enjoo na gravidez

Superdica para curar enjoo: gengibre

Quais são os melhores exercícios para gravidez

Saúde amplia assistência à gestação de alto risco

Grávidas: 9 dicas para uma dieta saudável

7 dicas de alimentação saudável para mamães