[the_ad_group id="16401"]
Especialidades

Está difícil se manter acordado? Falta ânimo no seu dia? Saiba o que pode causar sono e falta de motivação

Por Redação Doutíssima 02/04/2014

Quando você começa os dias sem ter alguma idéia por onde começar e vontade zero de sair da cama, fica com sem ânimo algum para realizar as tarefas do dia a dia. As coisas se tornaram super sem graça e você anda se arrastando, literalmente, entre uma obrigação a outra. Tudo isso são sintomas que você pode estar sofrendo de falta de ânimo e motivação, o que pode causar sono durante o dia também.

o que pode causar sono

Se esses sintomas já se apresentam por mais de seis meses e permanecem mesmo que seus amigos e familiares te chamam para sair, viajar, comemorar, momentos que lhe daria muita empolgação em outra época, é possível que você esteja entrando em alguma fase de depressão.

 

Saiba o que pode causar sono e falta de motivação

 

O nosso cérebro é formado por diversas regiões e uma dela é responsável pelas recompensas. Geralmente, tudo aquilo que nos traz satisfação, teremos vontade de fazer de novo. O efeito inverso também funciona, tudo o que fizermos que nos trazem resultados dolorosos, não nos impulsionará para atividades iguais ou parecidas. Parece tudo muito óbvio, mas a subjetividade do ser humano complica tudo. Muitas vezes não nos damos conta de que não gostamos de algo e assim não sabemos porque nos tornamos desanimados ao realizar certas tarefas, e tudo vira muito cansativo e demorado, o que pode causar sono.

Outro fator que pode interferir no cansaço inexplicável do dia a dia, é a ingestão exagerada de doces, o que pode causar sono também. O açúcar se transforma em glicose e chega à corrente sanguínea estimulando o corpo a produzir níveis alto de insulina, o hormônio responsável pela preguiça e sonolência. Por este motivo, as pessoas que consomem frutas diariamente também devem prestar atenção, principalmente com uvas, mangas e melancias.

o que pode causar sono

No verão, o ar condicionado forte demais gera desconforto e a falta de concentração, o que pode causar sono também. O ideal é que o seu ambiente de trabalho e estudo esteja em temperatura morna ou é importante que a pessoa crie o hábito de se movimentar diversas vezes por dias para aquecer o corpo.

Se preocupar muito com questões profissionais e emocionais também trazem cansaço, dar atenção exagerada aos problemas e passar o dia inteiro pensando em soluções, gasta muita energia,  o que pode causar sono.

Além de tudo isso, existem alguns alimentos que somente dão a impressão de deixar a pessoa acordada e estimulada, mas na verdade, eles possuem efeito instantâneo. Como por exemplo, bolachas e cafés podem fazer com que o seu sono desapareça, mas são alimentos produtores de insulina, que trará a sua preguiça de volta. Tirar cochilos durante o dia ou fazer caminhadas podem até deixar o seu corpo mais ativo, mas se realizados em excesso, a sua disposição demorará a voltar.

O que pode causar sono e falta de motivação também é não utilizar os sentidos saudavelmente, um exemplo fácil e comum é escutar música em volume muito elevado. Essa distração extra exige um esforço maior a realizar atividades que exigem maior atenção, daí começam a surgir os bocejos, distração e falta de paciência.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

 

Saiba mais:

Descubra os sintomas da falta de ferro na sua dieta

Saiba por que nos sentimos mais cansados no verão

7 Maneiras naturais para ter mais energia e disposição

Aprenda como respeitar o sono e ganhe disposição

Confira algumas idéias para você começar o dia cheio de energia

7 Maneiras naturais para ter mais energia e disposição

16 carboidratos saudáveis para te dar mais energia

 

 

 


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]