Saúde Mental

Você é mandão? Veja as dicas que separamos para te ajudar a resolver o problema

Por Redação Doutíssima 02/04/2014

mandão

Você já se posicionou como uma pessoa mandona? É bom para desfilar ordens e broncas? Já se deparou com você mesmo apontando o que deve ser feito para pessoas que, às vezes, mal conhece?

 

 

Você se reconhece como um mandão?

mandão

Então, assuma: você é sim uma pessoa mandona. Não é raro depararmos com pessoas assim, que por vezes nem percebem o quanto estão ultrapassando a linha da boa convivência porque estão sendo mandões e autoritários. O que, convenhamos, é algo altamente inconveniente e chato conviver com alguém assim. Imagine trabalhar com um mandão deste nível! Mas, o primeiro passo para conseguir livrar-se desse mau hábito é perceber-se mandão ou mandona. Ou seja, assumir pra si mesmo o quão autoritário tem se comportado com pessoas ao seu redor. Depois disso seria de imensa evolução comportamental tentar seguir ou ao menos entender as dicas que daremos abaixo:

1) Entenda-se mandão e autoritário. Como já dissemos, o primeiro passo para melhorar e perder de vez esse mau hábito é assumir para si que é sim muito mandão e que isso incomoda as pessoas. Não é raro pessoas não assumirem defeitos por uma questão de vergonha. Acabamos por fugir de algumas verdades, pois é mais fácil ignorar e continuar agindo errado, do que encarar alguns erros e trabalhar com isso. Portanto é muito mais por medo de sentir-se mal, do que por maldade que pessoas continuam errando. Não tenha medo, faça uma verdadeira varredura e avaliação de seu comportamento ao longo da vida;

2) Lembre-se diariamente disso. É muito humano e comum esquecer de algumas decisões que prometemos tomar e acabamos por deixar de lado. Logo, todo dia quando acordar de manhã, repita para si mesmo: hoje serei menos mandão ou mandona e darei a chance das pessoas conhecerem meu lado mais ameno. Repita como se fosse um mantra. Respire fundo e deseje ser realmente mais simpático;

3) Confie nas pessoas. Uma pessoa mandona acredita que só ela faz o que faz bem. Nenhuma outra pessoa teria a capacidade de fazer melhor. Mas isso não é uma verdade. Pessoas são cheias de talentos e os desenvolvem todos os dias. Espere que alguém faça o que deseja fazer no tempo dela. Depois analise e aprecie o trabalho;

4) Experimente a humildade. Não há como negar, todo mandão é mandão por ser arrogante. Por achar que sabe o que é e quando é melhor. Então é chegada a hora desses mandões experimentarem o suave sabor da humildade. Nada melhor do que confiar na escolha do outro, apreciar seu trabalho, ouvir quando falam, falar só quando é perguntado algo. Você mandão, tenha humildade de pensar nisso!

5) Peça desculpas. Não serão poucas às vezes, principalmente no começo da mudança, você cair na armadilha de ver-se mandão em alguns momentos. Quando isso acontecer, respire fundo e com palavras ternas peça desculpas. Isso é um ótimo exercício para a mudança. Desculpe-se por intervir onde não devia, de forma indevida também.

mandão

Quem é mandão não o é por escolha, acabou desenvolvendo isso ao longo do tempo, feito um hábito ruim. Logo, não será fácil sair desse circulo vicioso se há boa vontade! Basta querer e empenhar-se em desenvolver novas atitudes para tornar-se alguém melhor.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Saiba por que seu filho tem comportamentos inadequado

Como lidar com os problemas de comportamento das crianças

6 comportamentos inaceitáveis no ambiente de trabalho

Comportamentos que destroem a vida de um casal

A psicologia e a justiça: saiba mais

Saiba mais sobre o conceito de grupo na psicologia

Psicologia e Gestalt Terapia: saiba mais