Especialidades

Distúrbios do sangue: saiba o que eles podem causar para sua saúde

Por Redação Doutíssima 03/04/2014

 

 

 

 

 

 

 

 

O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em uma pessoa sadia, cerca de 45% do volume de seu sangue são células (a maioria de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Porém, ele pode adquirir uma tonalidade mais azulada quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares. Este movimento circulatório do sangue ocorre devido à atividade coordenada do coração, pulmões e das paredes dos vasos sanguíneos. O sangue transporta ainda muitos sais e substâncias orgânicas dissolvidas.

distúrbios do sangue

 

Fisiologicamente, o sangue faz com que a vida continue. A circulação distribui as substâncias nutritivas e o oxigênio a todas as células do organismo transportando aos órgãos excretores os resíduos dos processos metabólicos que recebe dos tecidos. O sangue tem um papel extremamente importante nas defesas imunitárias do organismo. Quando bactérias, vírus ou outros organismos perigosos penetram no corpo os componentes do sangue expulsam rapidamente o intruso. Enfim, o sangue regula a temperatura interna distribuindo o calor em todo o organismo.

Quando aparecem alguns distúrbios do sangue, a sua saúde pode ficar extremamente debilitada.

 

Quais são os principais distúrbios do sangue?

Os distúrbios do sangue podem ser adquiridos ou hereditários. E também podem surgir em todos os processos que participam na formação das células sanguíneas ou nos próprios componentes do sangue.

Os distúrbios do sangue mais conhecidos são:

Problemas de coagulação: A coagulação do sangue excessiva do sangue pode provocar embolia pulmonar, ictus, paragem cardíaca. Para prevenir a formação de trombose, o médico receita um remédio contra a coagulação ou pequenas doses de aspirina.

As anemias devido à carência de B12: Existem vários gêneros de anemias, mas todos têm em comum a deficiência de hemoglobina. A anemia mais comum é a que ocorre devido à deficiência de ferro. A anemia perniciosa deve-se à deficiência de vitamina B12 causada pelo mau funcionamento do intestino que não consegue absorvê-la.

Hemofilia: É uma doença hereditária, transmitida da mãe para o filho. Manifesta-se quase sempre nos homens que, devido à falta de tromboquinases, uma das enzimas cogulantes, sofrem de um defeito na coagulação do sangue. Até há poucos anos atrás os hemofílicos estavam condenados a uma vida de sofrimentos, pois qualquer ferida ínfima causa hemorragia. Atualmente, a maioria dos casos de hemofilia podem ser controlados de maneira eficaz graças à transfusão de fatores de coagulação extraídos do próprio sangue humano.

distúrbios do sangueLeucemia: A doença, que pode ser aguda ou crônica, é caracterizada pela presença de um número excessivo de glóbulos brancos. Até há poucos anos atrás, a leucemia aguda era fatal. A crônica também, mas os doentes conseguiam sobreviver alguns anos. Porém, com a evolução dos tratamentos, a metade dos doentes com leucemia se recupera graças à quimioterapia combinada, às vezes, com um transplante de medula óssea.

Alterações dos glóbulos brancos: A redução do número dos glóbulos brancos gera uma maior predisposição às infecções. Esta doença pode ficar isolada (neutropenia) ou pode ser acompanhada de alterações dos glóbulos vermelhos.

Hematocitose: Esta doença caracetriza-se pela presença de um número excessivo de glóbulos vermelhos que aumentam o volume sanguíneo. Além disso, o sangue torna-se mais viscoso com uma grande tendência à coagulação.

Anemia falciforme: É uma doença hereditária caracterizada pela presença de glóbulos vermelhos anormais. Ela é causada por um gene recessivo e para aparecer numa criança deve ser transmitida por ambos os pais.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Entenda o que é hematologia e quais são as principais doenças do sangue

Anemia megaloblástica: sintomas, causas e tratamento

Anemia falciforme: uma doença pouco conhecida, mas que merece sua atenção

Hemofilia: sintomas, causas e tratamento

Hemorragia: sintomas, causas e tratamento

Doença de Von Willebrand: sintomas, causas e tratamento

Leucemia: sintomas, causas e tratamento