Dica do Dermatologista > Pele

Elas são indesejadas em qualquer época: saiba como se livrar das espinhas na gravidez

Por Redação Doutíssima 03/04/2014

A gestação é uma fase de profundas alterações no corpo da mulher,e como todos os tecidos do corpo, a pele também sofre o impacto dessas mudanças. Mas, é possível manter seu vigor e beleza.

espinhas na gravidez  Médicos dizem sem dúvidas que a acne na gravidez costuma ser de evolução imprevisível. Apesar de ocorrer uma hiperatividade das glândulas sebáceas nesse período, o problema não é frequente.Na maioria dos casos o efeito é justamente o contrário, algumas mulheres chegam a relatar melhora nas condições da pele. Isso se deve ao fato de a doença ser multifatorial, o que significa que a sua evolução acontece devido a um conjunto de  aspectos hereditários, genéticos e hormonais é que determinam a predisposição da mulher a apresentá-la.

Ainda assim, a gangorra hormonal está entre os principais culpados por um rosto cheio de espinhas. Os níveis de estrógeno e progesterona aumentam no decorrer dos nove meses, atingido níveis 10 e 30 vezes maiores, respectivamente, hormônios em questão são essenciais para o desenvolvimento fetal e são levados pela corrente sanguínea até a placenta.

Um fato que pode acalmar as mamães que estão sofrendo com espinhas na gravidez é que, no período de amamentação é quando tudo começa a voltar ao normal.

 

O que fazer e o que não fazer com as espinhas na gravidez

 

Uma das maiores dúvidas que pairam sobre a cabeça das grávidas  é o que ela pode ou não fazer, nesse período. Por ser uma fase delicada, alguns produtos são realmente proibidos, mas é possível, sim, cuidar da sua pele de forma efetiva e sem perigo para o bebê.

Os principais lugares que são atingidos pelas espinhas na gravidez ou mesmo de modo geral é a face, o pescoço e o tronco (colo e dorso), que são as regiões com maiores glândulas sebáceas. Estudos feitos recentemente têm demonstrado a associação do aparecimento de espinhas com o consumo de certos alimentos. Os alimentos que induzem um rápido aumento da glicose no sangue, ou seja, com alto índice glicêmico, irão elevar o nível de insulina e de fatores de crescimento que, por sua vez, modificam a produção de gordura pela pele, levando a oleosidade às alturas, que está diretamente ligado ao aumento das espinhas na gravidez.Os principais alimentos do efeito casca de laranja estão: pão branco, batata, biscoitos, mel, uva, manga, bolos, cereal matinal, farinhas (milho e mandioca).

espinhas na gravidez  Sobre os produtos para limpeza de pele para as espinhas na gravidez ,devido à maior vulnerabilidade das barrigudas a lesões cutâneas, todo procedimento traumático deve ser evitado. A limpeza de pele pode ser indicada, porém, é importante que um dermatologista faça uma avaliação prévia.

A higienização ideal para tratar as espinhas na gravidez vai depender do seu tipo de pele: seca, normal, mista ou oleosa. Em todos os casos, deve-se optar por sabonetes específicos para o rosto. Vale reforçar que os produtos próprios  para pele normal estão liberados, já as fórmulas para peles oleosas devem ser indicadas por um dermatologista, já que costumam conter algumas substâncias proibidas para quem espera um bebê. Da mesma forma, as loções tônicas também requerem orientação.

Um alerta que deve ser levado em conta é que no processo de desenvolvimento de uma novo produto, os testes nem sempre incluem mulheres grávidas. Como consequência, a segurança do uso da maioria dos medicamentos não foi devidamente avaliada. No tratamento das espinhas na gravidez, as drogas contra-indicadas são a isotretinoína oral e os antibióticos da classe das tetraciclinas. Entre os tópicos, está o ácido salicílico.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Como fazer limpeza de rosto caseira

Acne: Saiba como lidar!

Estresse pode causar acne saiba mais

Sua dieta pode causar acne

Quais são os melhores exercícios para gravidez

Tratamento: como remover manchas de pele

Como cuidar da pele e controlar os desejos durante a gravidez?