Fertilidade > Gestante

Não conte somente com a sorte: aprenda o que fazer para aumentar as chances de engravidar

Por Redação Doutíssima 03/04/2014

Que tal deixar de lado apenas a sorte e usar métodos simples que podem dar uma levantada nas chances de engravidar? Saiba que existem diversos métodos com técnicas simples, que evolvem desde incorporar a sua dieta alguns alimentos à até monitoramento do muco cervical, que podem aumentar as chances de engravidar em até duas vezes e que ainda muitas mulheres não conhecem.

chances de engravidar Separamos aqui algumas técnicas para você aprender a aumentar as chances de engravidar.

Como aumento minhas chances de engravidar?

A técnica, conhecida como monitoramento de muco cervical, aumenta em mais de duas vezes as chances de conceber quando as mulheres a usam.

Mudanças na viscosidade do muco cervical ocorrem durante todo o ciclo menstrual de uma mulher. Quando o óvulo se desenvolve no ovário, estrogênio é liberado, tornando o muco mais fino e escorregadio. Isso permite que o esperma nade até o óvulo mais facilmente. Depois que ele é liberado, um aumento de progesterona torna o muco mais espesso, o que age como uma barreira para o esperma.

Sendo assim, acompanhar o estado deste muco cervical dá uma visão excelente sobre a fertilidade de uma mulher.

A alimentação também pode ajudar a aumentar as chances de engravidar.Pão branco ou o bolinho que você come junto com o café no meio da tarde são alimentos refinados que têm o poder de elevar o seu índice glicêmico, o medidor de aumento da velocidade com que os níveis de insulina aumentam em resposta à rápida absorção de açúcar no sangue.

O que acontece é que quando ingerimos alimentos muito ricos em açúcar ou seja, de alto índice glicêmico, a taxa de insulina, hormônio transportador do açúcar para a célula, sobe rapidamente, fazendo com que o açúcar entre muito rápido na célula e a proteína globulina acompanhe sua flutuação. A globulina, sintetizada no fígado, funciona como uma proteína de transporte para a maioria dos hormônios. Esse hormônio que faz um movimento de ‘sobe e desce’ da enzima pode fazer com que os hormônios masculinos (andrógenos) aumentem, o que acaba prejudicando a ovulação, explica ginecologista. Quando você está com a insulina regulada, você colabora para que os hormônios sexuais se mantenham mais estáveis e fisiológicos, na quantidade adequada. Deixando os ciclos mais regulares e com a ovulação saudável.

chances de engravidar  Logo o consumo de alimentos de baixo índice glicêmico é aconselhado para mulheres que querem engravidar.

Outro dado importante ligado a alimentação é, especialistas afirmam que quanto mais dentro do peso a pessoa estiver maior a chance dela ter filhos.Mulheres com sobrepeso ou obesidade já tem uma taxa de hormônios masculinos mais alta pois o tecido adiposo produz mais andrógenos periféricos. E com isso pode ser que ela pare de ovular só por causa da obesidade.Uma dieta com índice glicêmico mais equilibrado, que ajuda a reduzir o índice de massa corpórea (IMC), vai ajudar nesse aspecto.

Proteínas vegetais podem ajudar a aumentar as chances de engravidar, bons alimentos para isso são: soja, feijão, grãos, cogumelos, grão-de-bico, quinoa.

Leite integral, também pode ajudar a regular os hormônios.Um copo de leite integral por dia, segundo especialistas já é o suficiente para que ele dê sua cota de colaboração.

Alimentos ricos em licopeno, um nutriente que muitas mulheres não sabem da importância para a gerar um bebê e que está presente, principalmente, nos tomates.Ele traz benefícios para os ovários, ajudando a regular a produção hormonal. Além do tomate, outras boas fontes do nutriente são: melancia, goiaba vermelha, mamão papaia, cenoura, abóbora, caqui e pitanga.

Além dessas dicas, é importante que o casal tenha relações sexuais frequentes, pelo menos 3 vezes por semana, para que as chances de engravidar sejam grandes.E também informam, que se durante 12 meses seguidos de tentativas de fecundação sem sucesso, é importante que o casal procure um médico que possa identificar o motivo da possível infertilidade.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Como calcular o período fértil

Entenda como calcular seu ciclo menstrual

Quero engravidar: 8 mitos sobre a fertilidade

7 conselhos certeiros de como engravidar rapidamente

10 dicas para engravidar rápido

Caminhar reduz risco de câncer de mama

Como combater a perda de libido feminina