Vitaminas

Fitoterápicos: será que estes produtos realmente funcionam quando o assunto é perda de peso?

Por Renata Rodrigues de Oliveira 04/04/2014

Enquanto uns confirmam sua eficácia, outros levantam dúvidas. Saiba em que os produtos fitoterápicos podem ajudar na perda de peso 

fitoterápicos

Muitas pessoas chegam ao consultório dizendo que leram por aí que tal erva/suplemento ajuda a emagrecer. Nesse momento, é necessário se ter muita cautela e buscar melhor o conhecimento, pois nem todos os fitoterápicos tem essa função.

Além disso, o mais importante a se lembrar é que o efeito de todos é sutil e pode variar de pessoa para pessoa (tem gente que tem uma boa resposta, outros nem tanto). O que nunca devemos esquecer é a necessidade de que seu uso esteja sempre acompanhado de uma reeducação alimentar, além da prática regular de atividade física e mudanças no estilo de vida, como todo projeto que tem como objetivo final uma vida mais saudável. Portanto, antes de você sair comprando qualquer coisa por aí, vale a pena conhecer os mais comuns e os que realmente possuem (ou não) algum efeito.

Os fitoterápicos e suas funções

fitoterápicosFibra solúvel: os mais comuns são a goma guar, glucomanan, pectina, ágar. Elas aumentam a saciedade, controlam a glicemia e inibem a absorção de gorduras, ajudando até no controle do colesterol. Boa eficácia.

Cissus quadrangularis: é uma erva indiana. Aumenta a creatina muscular e libera 5-HTP (aminoácido que participa da síntese de serotonina, aumentando a sensação de saciedade). Boa eficácia.

Hoodia Gordoni: é um cactus africano. Ajuda na diminuição do apetite. Modesta eficácia.

Caralluma Fimbriata: presente em cactus e promete supressão do apetite. Não tem eficácia e foi proibida pela ANVISA pois não possui comprovação da mesma.

Chá Verde: aumenta o metabolismo basal e tem efeito termogênico. Estudos mostraram que o aumento da taxa metabólica basal ocasionado pela suplementação de chá verde é de apenas 4%, ou seja, não tem efeito significativo no emagrecimento.

Citrus Aurantium: é o extrato de óleos essenciais da laranja. Promete a quebra de gordura, além do efeito termogênico. Fraca eficácia.

Quitosana: presente na casca de crustáceos, promete a inibição da absorção de gordura. Cuidado redobrado aos alérgicos à frutos do mar, que não devem fazer uso em hipótese alguma. Fraca eficácia.

Fica a dica: antes de iniciar qualquer tipo de suplementação, seja manipulada ou comprada pronta, consulte seu nutricionista.

 

Saiba mais:

Conheça os benefícios da fitoterapia para sua saúde

7 coisas que você precisa saber sobre plantas medicinais

Remédios caseiros e medicina alternativa: conheça o poder das plantas que curam

Perder peso comendo

16 maneiras para perder peso rápido

6 conselhos para perder peso em casa

Dieta do leite: saiba como perder peso rapidamente