Medicamentos

A força da natureza: saiba mais sobre os benefícios dos calmantes vegetais para o seu dia-a-dia

Por Redação Doutíssima 04/04/2014

Os calmantes vegetais podem ser mais poderosos do que você imagina! Seus benefícios estão associados a presença de ácido fólico nos alimentos ajudando a formação de hormônios. Quando possuímos a quantidade certa de hormônios no organismo, nos tornamos mais relaxados, pois eles ajudam a regular as sensações de ansiedade.

calmantes vegetais

Calmantes vegetais: invista na alface!

 

Um dos calmantes vegetais mais popular é a nossa amiga companheira da salada de todo dia , a alface! Não é a toa que ela é a queridinha e escolhida por todos quando o assunto é dieta. Ela acompanha muito bem todas as combinações. Possui um gosto mais fraco, cores próximas do branco, o que faz as pessoas pensarem que ela não carrega tantas vitaminas e minerais como as folhas de verde mais escuro. Afinal, quanto mais vivo um vegetal for em cor, mais fitoquímicos estão presentes.

Mas o que poucas pessoas sabem é que a alface é extremamente rica em uma substância chamada lactucina, responsável por tornar a alface um dos calmantes vegetais mais eficientes. Esta substância é um composto com efeitos calmantes e relaxantes que podem ajudar até em casos de insônia. Ela é encontrada principalmente no talo do alimento.

calmantes vegetais

Como a maioria dos outros vegetais verdes, a alface contém ácido fólico, que tem um papel importante na síntese dos neurotransmissores como a serotonina, dopamina e noradrenalina, substâncias que quando encontradas na quantidade adequada no nosso cérebro, ajudam a amenizar as sensações de ansiedade. Além disso tudo, ela ajuda o nosso corpo a produzir alguns hormônios que são importante para o nosso bem-estar.

Para tirar todo o proveito dos calmantes vegetais, é preciso saber a melhor forma de consumir para manter seus nutrientes. No caso da alface, a melhor maneira de manter seus nutrientes é consumí-la crua mesmo. Para dar um toque em seu sabor, você pode temperá-la com azeite, que é rico em ômega-3, outro nutriente com papel importante no nosso bem-estar.

Os benefícios das verduras e legumes vão além de efeitos de efeitos calmantes vegetais, eles evitam deficiências em vitaminas e minerais, ajudam a prevenir doenças cardíacas e câncer devido aos fitoquímicos presentes, regulam o intestino e ajudam na digestão graças às suas quantidades de fibras e ajudam a emagrecer com suas poucas calorias e fibras que dão saciedade.

Para obter todos os benefícios dos vegetais, o recomendado é ingerir pelo menos dois pratos de sobremesa cheio de verduras e legumes por dia. Eles também podem ser consumidos em sucos, sobremesas e outros pratos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

 

Saiba mais:

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia

Veja alguns sintomas de que você sofre de ansiedade

Alimentos que influenciam a ansiedade

Realidade virtual ajuda a reduzir transtorno de ansiedade

Por que a ansiedade faz engordar?

Dicas para reduzir o estresse

5 Dicas para lidar com o estresse