Especialidades

DORMIR BEM : Sabia que uma boa noite de sono pode fazer milagres para sua saúde? Conheça os benefícios de dormir bem

Por Redação Doutíssima 04/04/2014

benefícios de dormir bemMuita gente ignora os benefícios de dormir bem mas, na verdade, uma boa noite de sono pode ser determinante para a saúde. Além de auxiliar no crescimento, na maturação cerebral, no desenvolvimento, na preservação das habilidades cognitivas, um dos maiores benefícios de dormir bem é, claro, a disposição com a qual podemos levar a vida.

 

Quais são os benefícios de dormir bem?

Além disso, o sono é essencial para o ajuste das secreções hormonais. Alguns estudos mostram que uma quantidade reduzida de sono promove ganho de peso e até obesidade.

Para finalizar, o nosso sistema cardiovascular também descansa durante o nosso sono, o que constitui um fator de prevenção para inúmeros distúrbios e doenças.
O sono, na ocorrência de doenças ou de agravamento de doenças, é um fato a considerar como um elemento de prevenção, bem como uma alimentação saudável ou a prática de uma atividade física regular.

Sono e recuperação: os maiores benefícios de dormir bem

  • Um dos grandes benefícios de dormir bem é, com certeza, a melhora da capacidade de atenção. Quando você dorme pouco, é mais difícil manter o estado de vigilância.
  • Dormir bem auxilia na reposição das reservas energéticas das células nervosas e das células musculares.

benefícios de dormir bem

  • Uma boa noite de sono melhora a produção do hormônio do crescimento. Não é à toa que todo mundo diz às crianças que é preciso dormir bem para crescer.
  • O sono permite regular diversas funções do organismo, principalmente a glicose (sua alteração provoca uma perturbação do metabolismo do açúcar, com o risco de excesso de peso e diabetes).
  • Durante o sono também eliminamos toxinas e substâncias desnecessárias para o bom funcionamento do organismo.
  • O maior estímulo para o funcionamento adequado do sistema imunitário é manter o corpo bem descansado.
  • Nos dias de hoje, em que tudo é estressante, dormir bem pode ajudar a levar a vida mais tranquilamente, regulando os níveis de humor.
  • Grandes favorecidos pelo sono são, também, os mecanismos de aprendizagem e de memória.

 

Benefícios de dormir bem e a vida real

Nós somos tão solicitados pelo exterior que acabamos esquecendo de dar atenção a nós mesmos e, às vezes, acaba parecendo difícil se desprender dos compromissos para ter uma boa noite de sono. Mas, todos sabemos, os elementos fundamentais para ter uma vida saudável são uma dieta saudável, uma atividade física regular e uma boa qualidade de sono.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Mito ou verdade: dormir bem melhora a memória

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia

Ficar muito tempo sem dormir pode ser sinal de sonorexia. Conheça os sintomas, causas e tratamento

Não consegue dormir? Saiba como a melatonina pode ajudar no tratamento da insônia

10 Dicas para dormir bem todas as noites

Como programar uma boa noite de sono e acordar bem disposto

Doença do sono: sintomas, causas e tratamento