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Vitaminas

Você conhece todos os benefícios do tomate? Pois saiba que ele retarda até o envelhecimento

Por Redação Doutíssima 04/04/2014

Você sabia que o tomate ajuda a proteger a saúde?Encontrado em molhos, saladas, sopas e muitos outros pratos, os benefícios do tomate são diversos para a nossa saúde. Segundo pesquisadores da Universidade de Harvard e de cientistas da Universidade Nacional em Taiwan, o consumo regular do fruto pode nos trazer diversos benefícios.

benefícios do tomate  O tomate é rico em licopeno, um poderoso antioxidante que combate os radicais livres, entre os seus benefícios estão retardar o envelhecimento e proteção do corpo contra o câncer, inclusive o da próstata. É o licopeno quem confere a fruta sua cor vermelha. É importante saber que quanto mais intensa for sua cor, mais rico é o tomate em antioxidantes.

Conhecendo os benefícios do tomate

De acordo com a nutricionistas o tomate é rico em licopeno, um carotenóide que dá a coloração vermelha e que é substância antioxidante importante para o melhor aproveitamento dos benefícios do tomate, combate os radicais livres, ajudando a  retardar o envelhecimento precoce do organismo, e na proteção do sistema cardiovascular e também do organismo contra alguns tipos de câncer.

A fruta também é rica em vitamina C,vitamina A e B9,cálcio, fósforo, magnésio e potássio, mineral importante no controle da pressão arterial, nas contrações musculares, na saúde das artérias e na manutenção dos líquidos celulares. Além disso nutricionistas explicam que esses nutrientes melhoram o desenvolvimento de dentes, ossos e músculos e também colaboram na proteção do sistema imunológico.

Outro dos benefícios do tomate, principalmente para pessoas preocupadas com o peso, é que ele possui baixo valor calórico.

benefícios do tomate   É importante saber que cada tomate embora tenham basicamente os mesmo nutrientes, os benefícios do tomate são apresentados diferente em casa tipo:

Redondo

É mais rentável para a indústria alimentar na produção de alimentos derivados, como polpas, ketchup ou conservas, pois os seus valores de sólidos solúveis são mais concentrados.

Chucha

É o que apresenta maior riqueza em compostos com acção antioxidante, nomeadamente os compostos fenólicos – ácidos fenólicos e flavonóides e, por isso, com melhores resultados no combate ao envelhecimento celular.

Cereja e Rama

Caracterizam-se como os mais seguros, não tendo apresentado contaminação microbiana de nenhum microrganismo estudado (Escherichia coli, mesófilos, coliformes, bolores e leveduras).

E uma outra coisa que pode ser observada nos diferentes tipo de tomates, é seu sabor, a variedade é grande sendo fácil de incluir na sua dieta parar aproveitar os benefícios do tomate:

  • Tomate italiano: com polpa adocicada, tem um formato oval e pouca semente.
  • Tomate Débora: é o tomate mais comum, com as extremidades levemente achatadas. Tem bastante água e semente.
  • Tomate caqui: grande e firme, o tomate caqui não é adocicado.
  • Tomate holandês: tem baixa acidez e, por isso, é indicado uso em saladas.
  • Tomate cereja: também conhecido com tomatinho uva, é adocicado e de baixa acidez.

Uma outra dica importante para o consumo do tomate é a boa higienização. O tomate contem bastante vestígios de defensivos agrícolas, então é importante lavá-lo bem em água corrente e deixar de molho em um litro de água filtrada com uma colher de sopa de hipoclorito de sódio, por aproximadamente 15 minutos. Em seguida, basta enxaguar com água filtrada, para que você faça um consumo saudável e possa aproveitar dos benefícios do tomate.

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