Especialidades

Como dormir melhor: veja dicas para ter um sono de qualidade

Por Redação Doutíssima 05/04/2014

Uma boa noite de sono não só nos dá a sensação de bem-estar, como de fato traz benefícios para a saúde. Se a rotina agitada e os compromissos do dia o impedem de descansar e você não sabe como dormir melhor, veja a seguir algumas dicas que podem ajudar.

Primeiro é preciso estar atento ao próprio comportamento. Muitas vezes a culpa não é só do estresse, mas também do modo como você lida com a pressão e os hábitos que tem enquanto está acordado.

como-dormir-melhor-doutissima-shutterstock

Uma noite mal dormida pode trazer malefícios além do cansaço e do estresse. Foto: Shutterstock

O que nos ajuda a dormir bem?

Dores musculares e nas costas é algo recorrente de quem não dorme bem. Você já parou para pensar que o problema pode estar no seu colchão ou travesseiro? Ambos têm uma vida útil e, conforme o tempo passa, se tornam inadequados à sua postura e seu peso.

Não é por acaso que dormimos à noite, no silêncio e com as luzes apagadas. A televisão ligada e aquela última checada no smartphone antes de dormir podem fazer com que a melatonina, hormônio associado ao sono, não seja liberado e você tenha dificuldades para relaxar.

Em média, um adulto precisa de 7 a 9 horas de descanso por noite. É importante também deitar e acordar nos mesmos horários para que o corpo se adapte a uma rotina. Se você tem o hábito de tirar um cochilo no meio da tarde, saiba que isso também pode prejudicar o sono. O indicado é que o período de descanso durante o dia não ultrapasse os 30 minutos.

Ao cochilar antes do momento de sono profundo, seu corpo não entende que aquilo é apenas uma pausa. Por isso, períodos de cochilo mais extensos podem deixar você cansado e até mesmo atrapalhar o verdadeiro momento de dormir à noite.

Como dormir melhor faz bem ao organismo

Em janeiro de 2013, o Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (Ipom) realizou um estudo onde apontou que 69% dos brasileiros entrevistados avaliaram seu próprio sono como ruim e insatisfatório. Os problemas apontados pela população foram desde acordar muitas vezes durante a noite até a dificuldade para pegar no sono.

As consequências de uma noite de sono não agradável não se detém somente à sonolência e ao cansaço no dia seguinte. Dia após dia, o organismo acumula a exaustão e acaba por trazer inúmeros problemas ao bom funcionamento do cérebro e restante do corpo.

Dormir melhor pode interferir positivamente em seu sistema imunológico. Logo, ao respeitar as 7 a 9 horas de descanso por noite, implica na melhora da sua capacidade de derrotar gripes, resfriados, e outras infecções.

 

Além disso, as noites mal dormidas acarretam a dificuldade para ajustar o sono, os horários de trabalho e atividades pessoais. Estar constantemente cansado pode fazer de você alguém com tendência ao sedentarismo. Ainda, quem sofre do problema pode motivar alterações metabólicas, como ganho de peso, diabetes e hipertensão.

Segundo um estudo da Fundação AAA para Segurança no Trânsito, motoristas que dormem seis horas por noite são duas vezes mais propensos a se acidentar comparado aqueles que costumam dormir por pelo menos oito horas. A pesquisa também aponta que pessoas que dormem menos de cinco horas por noite quadruplicam as chances de se envolverem em acidentes de trânsito.