Medicamentos

A natureza sempre oferece tudo: saiba quais são os principais antibióticos naturais

Por Redação Doutíssima 05/04/2014

Alexandre Fleming, em 1928,descobriu a penicilina que foi o primeiro antibiótico e provocou uma revolução na forma como a medicina combatia doenças bacterianas até então. Quase 85 anos depois, a tecnologia permitiu que essa classe de medicamentos ficasse cada vez mais evoluída e certeira.

antibióticos naturais   No entanto uso desenfreado de antibióticos, pode provocar problemas. O mais conhecido é o desenvolvimento de micro-organismos resistentes, exigindo doses maiores do remédio ou a elaboração de medicamentos mais potentes. Mas para evitarmos o uso desenfreado de medicamentos podemos encontrar na natureza diversos alimentos com efeito antibiótico, os antibióticos naturais, que tem efeito preventivo, uma dieta adequada pode auxiliar no combate aos micro-organismos patogênicos, principalmente porque influenciam positivamente no sistema imunológico e impedem o desencadeamento de doenças infecciosas.

Veja aqui os principais antibióticos naturais:

  • ALHO

antibióticos naturais   Doenças que previnem: diarreias e úlcera de estômago

Atuação: contém alicina, que é responsável por seu aroma, e também pelo alho ser um dos antibióticos naturais. Estudos, mostraram que um derivado da alicina rompe o filme protetor da Campylobacter, que causa a diarreia, e muda sua estrutura enzimática até matá-la. A alicina ainda atua sobre o RNA da H. pylori, causadora de úlceras e do câncer de estômago.

Uso: como tempero de carnes e para refogar pratos quentes.

Quantidade sugerida: 600 mg de alho por dia, o equivalente a 1 dente cru.

  • CEBOLA

  Doenças que previnem: intoxicação alimentar provocada pelas bactérias Listeria monocytogenes, Escherichia coli e Staphylococcus aureus.

Atuação: uma pesquisa in vitro realizada, na Espanha, mostrou outro dos antibióticos naturais é o extrato de cebola que pode inibir o crescimento de uma grande variedade de bactérias que provocam intoxicação alimentar. Isso graças a duas propriedades antioxidantes conhecidas como quercetina (encontrada em maior quantidade na cebola roxa) e campferol.

Uso: utilize a cebola para temperar carnes, vegetais e como ingrediente de maioneses, que são vulneráveis à contaminação por bactéria.

Quantidade sugerida: 1 cebola média por dia.

  • MEL

Doenças que previnem: intoxicação alimentar e úlcera gástrica.

Atuação: contém uma enzima que produz peróxido de hidrogênio, de conhecida ação antisséptica. Estudos comprovaram que o mel é um dos antibióticos naturais que destrói cepas da bactéria Staphylococcus aureus, causadoras da intoxicação alimentar. A ação é similar à descoberta pela Universidade King Saud, da Arábia Saudita, contra a H. pylori, causadora da úlcera gástrica.
Uso: como adoçante de sucos, cafés, iogurtes e sobremesas. Também pode ser utilizado para conservar frutas em compotas.

Quantidade sugerida: 1 colher de sobremesa por dia.

  • TAMARINDO

antibióticos naturais  Doenças que previnem: enfermidades urinárias e intoxicação alimentar.

Atuação: um estudo de 2006 publicado na revista científica Phytomedicine comprovou o potencial antibactericida do tamarindo. Seu mecanismo de ação não está esclarecido, mas acredita-se que a razão do sucesso seja o ácido tartárico, também responsável por sua ação laxativa.

Usoin natura ou como suco. Quantidade sugerida: até 3 copos por dia (lembrando que a fruta é laxativa).

  • IOGURTE PROBIÓTICO

Doenças que previnem: infecção de bexiga, candidíase e vaginose.

Ação: a candidíase e a vaginose são provocadas pelo desequilíbrio da flora vaginal. A ingestão de Lactobacillus, existentes nos iogurtes, ajuda a irradicar as bactérias que, quando em excesso, provocam infecções. Os Lactobacillus ainda aumentam as chances de cura e evitam recidiva das doenças.

Uso: consumo de iogurte e leite fermentado com bactérias do tipo Lactobacillus.

Quantidade sugerida: no máximo dois potes por dia.

  • LIMÃO

Doenças que previnem: gastroenterite.

Atuação: pesquisa da Universidade Shivaji, da Índia, publicada na British Journal of Pharmacology and Toxicology, mostrou que os flavonoides da casca do limão possuem ação bactericida contra Salmonella, causadora da gastroenterite O alimento ainda contém outros antioxidantes, como eriodicitol, hesoeretina e d- limoneno.

Uso: limpe e rale a casca. Use-a em sucos, doces e saladas.

Quantidade sugerida: uma unidade por dia.

  • ROMÃ

antibióticos naturais  Doenças que previnem: cáries  e intoxicação alimentar.

Atuação: não se sabe ao certo a razão, mas uma pesquisa feita nos Estados
Unidos, mostrou que o suco da romã diminui consideravelmente os micro-organismos que vivem na boca, sendo um dos antibióticos naturais que colaboram com a prevenção das cáries e também de possíveis intoxicações causadas por alimentos.

Uso: fruta in natura ou como suco

Quantidade sugerida: 1 unidade ou 1 copo de suco por dia.

  • ÓLEO DE COCO

Doenças que previnem: candidíase e cáries.

Atuação: ao ser digerido, o óleo de coco age como um dos antibióticos naturais, ele inibe a proliferação de bactérias que vivem na boca.  A causa provável é que metade do óleo de coco é composto de ácido láurico, precursor da monolaurina. Essa substância possui ação contra bactérias, vírus e protozoários.

Uso: como substituto do óleo de soja ou canola. Ele ainda pode ser misturado em vitaminas, usado para temperar saladas ou na receita de bolos e doces.

Quantidade sugerida: até 4 colheres (sopa) por dia (pois ser um alimento rico em gordura).

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Bactéria é risco em alimentos no verão

Você conhece o evidenciador de placa bacteriana?

Como remover a placa bacteriana

Proteja-se das cáries

Alimentação saudável: dicas rápidas

11 dicas de alimentação para viajar leve e tranquilo

O que fazer em caso de intoxicação alimentar