Clínica Geral

Quem nunca olhou antes de dar a descarga? Saiba reconhecer se você tem fezes saudáveis

Por Redação Doutíssima 05/04/2014

A hora de ir no banheiro fazer o número dois é diferente para cada pessoa. Aquilo que pode ser a sensação de alívio para alguns, pode ser motivo de dor para outros. Mas não importa se é um momento difícil ou não, ninguém gosta de ficar encarando as próprias fezes no vaso sanitário, mas é certo que todos dão aquela olhadinha rápida antes de apertar a descarga. Pois continuem a fazer, as suas fezes podem dizer muito sobre a sua saúde – afinal, ela é resultado de tudo que você ingere.

fezes saudáveis

Fezes saudáveis representam um sistema digestivo funcionando perfeitamente e uma qualidade ótima de alimentação. Confira como reconhecer se você tem fezes saudáveis:

Como reconhecer fezes saudáveis

 

Cor

Primeiramente, uma característica simples que todas fezes saudáveis possuem é a sua cor. Geralmente, elas possuem cor marrom com algumas tonalidades diferentes. Segundo o cirurgião gástrico e proctologista do Hospital Albert Einstein em São Paulo, Sidney Klajner , “As variações de cores ocorrem conforme o tipo dos alimentos, a quantidade de bile, produzida pelo fígado e que irá digerir as gorduras, e eventualmente alguma doença”.

As fezes enegrecidas, com uma textura de borra de café quer dizer que há um sangramento do aparelho digestivo, normalmente do estômago e as fezes com tons avermelhados sugerem sangramento do intestino grosso ou mesmo sangramento da região do ânus.

Segundo o médico gastroenterologista Guilherme Andrade, “Fezes amareladas e brilhantes podem indicar problemas do pâncreas que determinam dificuldade em se absorver gorduras, enquanto as fezes esbranquiçadas podem indicar problemas do fígado, como hepatite“.

 

Formato

Na maioria das vezes, o formato das fezes não indicam algum tipo de doença. “Entretanto, as fezes saudáveis no geral são cilíndricas a alongadas”acrescenta  doutor Guilherme. Em casos de constipações crônicas, as fezes em “bolinhas” podem acontecer, podendo ser sintomas de diverticulites, colites ou algum tumor.

 

fezes saudáveis

Odor

Obviamente cheiro de fezes não é dos perfumes mais agradáveis por aí, as fezes saudáveis não são diferente. Mas a intensidade do odor pode variar conforme nossa dieta. Por exemplo, um consumo de carne vermelha e alimentos condimentados pode causar fezes com odor mais acentuados.

Normalmente, as fezes saudáveis apresentam um cheiro característico, mas nada exagerado a ponto de interditar o banheiro! O doutor Klajner afirma , “O odor fétido pode indicar infecções ou inflamações, já que não há a completa digestão dos alimentos“.

Consistência

No quesito consistência, elas só vão determinar se o processo de evacuação está sendo demorado ou não. Segundo o proctologista Sidney “Fezes que demoraram dias passam a ter seu componente de água reabsorvido pelo organismo e, portanto, ressecam mais, ficando bastante endurecidas”.

Quando ocorre infecções intestinais, as fezes passam bem mais rápido e portanto não há uma absorção de água adequada, causando a diarréia. “A consistência ideal é de pastosa a moldável, devendo se adaptar ao canal do ânus sem machucar”, acrescenta Guilherme Andrade.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

 

Saiba mais:

Dez alimentos que ajudam na digestão

Problemas digestivos: Saiba como prevenir e tratar a gastroenterite viral

Problemas digestivos quando procurar um médico?

Médico mostra o que provoca os problemas intestinais e digestivos e como evitar

Vivendo com colite ulcerosa

Conheça as 7 frutas que mais auxiliam o intestino a funcionar

Câncer no intestino: sintomas e tratamento