Clínica Geral

Saiba em que uma lesão no menisco pode afetar sua vida e quais são os tratamentos mais indicados

Por Redação Doutíssima 05/04/2014

Muita gente acha que as lesões no menisco só acontecem com atletas. A verdade é que a lesão dessas cartilagens com a forma de meia-lua, situados entre o fémur e a tíbia podem ocorrer com qualquer pessoa. 

menisco

 

Os joelhos e a lesão do menisco

 

Em cada um de nossos joelhos existem uma espécie de cartilagem em forma de meia lua chamadas de menisco. Eles são dois: o menisco interno (ou médio) e um menisco externo (ou lateral). Essas cartilagens são fundamentais para o funcionamento do joelho, já que a sua forma e consistência especiais permitem um melhor encaixe e evitam o atrito ósseo. Os meniscos possibilitam uma maior estabilidade das articulações e as auxilia no suporte da carga corporal.

meniscoAs lesões nos meniscos podem acontecer  em qualquer situação de movimento forçado do joelho, como quedas. Apesar de serem problemas mais comuns entre os esportistas, a lesão do menisco também ocorre com profissionais de determinadas profissões (como os mineiros) e pode acontecer na vida cotidiana em caso de queda ou movimento brusco ou atípico. Nessas situações, o menisco acaba ficando preso ou sendo pressionado pelos ossos, não conseguindo se consiga deslocar adequadamente. Igualmente, em caso de movimentos muitos bruscos, o menisco pode sofrer uma grande pressão e não suportar a tração, superando sua resistência. Com isso surgem os dois tipos mais comuns de lesão do menisco: a ruptura total ou parcial do menisco e a desunião das estruturas articulares às quais o menisco está unido.

 

Consequências e tratamentos para uma lesão do menisco

 

Ao sofrer uma lesão no menisco, a mobilidade do joelho é de alguma forma afetada. A capacidade de flexão é limitada e a total extensão dos joelhos fica mais difícil. A desunião de um pedaço do menisco lesionado entre os ossos pode provocar um bloqueio articular, quando o joelho fica fixo na sua posição de flexão, sem que se possa movê-lo. Quando não ocorre o tratamento adequado, uma lesão do menisco se torna permanente. Com isso, certos movimentos causam dor e até pode ocorrer um bloqueio do joelho a qualquer momento. Outra possibilidade é sentir-se desequilibrado ao apoiar os pés no chão. bloqueio do joelho ou de uma insuficiência ao nível da articulação, ou seja, uma sensação de instabilidade ao apoiar o pé no chão.

meniscoEm alguns casos, uma lesão do menisco se cura de forma espontânea, praticamente voltando a movimentação do joelho. Mas em muitos casos, o joelho fica permanentemente bloqueado. Procedimentos de fisioterapia são eficazes no fortalecimento da musculatura do local e auxilia na recuperação da lesão. Contudo muitas pessoas que sofrem uma lesão do menisco passam por procedimentos cirúrgicos. A cirurgia consiste em abrir a articulação e extrair o menisco lesionado. Quatro semanas após, ocorre um processo espontâneo de renovação, onde há a formação de uma nova cartilagem fibrosa semelhante ao menisco, capaz de desempenhar as suas funções.

Uma opção mais moderna é capaz de reparar a lesão através de uma artroscopia, não sendo necessário abrir o joelho do paciente e proporcionando uma recuperação mais rápida, como levantar-se e caminhar um dia após o procedimento.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

LCA – Lesão do Ligamento Cruzado Anterior

Lesão do manguito rotador. O que é isso?

Saiba mais sobre os benefícios da ioga para quem tem problema nos joelhos

Cuidados para evitar a dor no joelho após exercícios físicos

Lesões do joelho no esporte: ortopedista explica tudo o que você precisa saber

É possível fazer exercícios mesmo quando se está com dores no joelho

Como proteger seu joelho das lesões do esporte