Especialidades

Entenda como funciona a polissonografia e quais doenças este exame pode detectar

Por Redação Doutíssima 06/04/2014

Quem sofre com distúrbios do sono pode encontrar um aliado na polissonografia. Esse exame é considerado o estudo do sono por excelência e pode revelar onde estão concentrados os problemas que causam todo o desconforto do paciente durante o sono.

polissonografia

 

 

O que é polissonografia?

 

A polissonografia consiste em diversos testes realizados ao mesmo tempo e em continuidade ao longo de uma noite de sono. Esse exame de interessa especialmente às variações de determinados parâmetros ocorridos em alguns setores do corpo e todos esses dados são traduzindo em gráfico.

Para que a polissonografia seja realizada, o paciente é convidado a passar a noite numa clínica. Alguns sensores e elétrodos são aplicados sobre o paciente permitindo a captação das correntes elétricas emitidas durante o sono. Posteriormente, a observação desses dados por técnicos especialistas permitirá uma análise detalhada do processo de sono. Para que uma polissonografia respeite todas as normas internacionais, é necessária a presença de dois técnicos de laboratório durante a noite e o exame deve ser feito em laboratório, num espaço que oferece conforto idêntico ao de casa. Só é usado um indutor de sono quando há prescrição médica.

 

Quando fazer uma polissonografia?

 

polissonografiaPessoas que sofrem com enxaqueca, dores faciais, roncos, impotência sexual, obesidade, hipertensão e arritmias cardíacas que pode ser indicado um estudo polissonográfico do sono. Além disso, esse é o único exame que permite dizer com certeza se há ou não apneia do sono. Se houver apneia, a polissonografia permite também identificar se ela é total, parcial, de causa central ou periférica, uma vez que identifica o momento em que uma pessoa tenta respirar mas não consegue porque há uma obstrução.

 

Algumas informações sobre o exame:

– O exame é indolor. Não são usadas agulhas e os elétrodos e sensores colocados sobre a pele do paciente não causam incômodo.
– No dia do exame, almoce e jante como de costume e tome a medicação que costume tomar diariamente.
– No dia do exame, evite dormir durante o dia, mesmo que por pouco tempo.
– Tome uma ducha antes do exame, de preferência, lave os cabelos com xampu neutro.
– Não use óleos, cremes ou sprays após o banho.
– É recomendado que o homens se barbeiem antes do exame.
– Leve para o exame seus objetos pessoais, o que usualmente veste durante a noite. Pijamas, almofadas e travesseiros podem te deixar mais confortável.
– O exame pode ser feito no serviço público ou em clínicas privadas e tem um preço bastante elevado.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Sabia que uma boa noite de sono pode fazer milagres para sua saúde? Conheça os benefícios de dormir bem

Tudo o que você precisa saber sobre apneia do sono: sintomas, causas e tratamento

Ficar muito tempo sem dormir pode ser sinal de sonorexia. Conheça os sintomas, causas e tratamento

Como programar uma boa noite de sono e acordar bem disposto

Sonolenta? Saiba como lidar com as alterações do sono na gravidez

Está difícil de ficar acordado? Aprenda como tirar o sono e ainda se sentir motivado

Doença do sono: sintomas, causas e tratamento