Vitaminas

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suas consequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Por Redação Doutíssima 06/04/2014

Perder peso com uma dieta baseada em carne, hambúrgueres, queijo e bacon? Tudo isso sem sentir fome? Sim, é totalmente possível! Os amantes de carne têm recorrido à dieta de proteínas, um plano de baixo número de carboidratos como o Atkins, Zone, Power Protein e Sugar Busters. Todas estas dietas podem funcionar, mas é importante que você considere cuidadosamente os ricos antes de decidir qual é a mais adequada para você.

dieta de proteínas

Já ouviu falar na dieta de proteínas?

A maioria dos americanos obtém 12% -18% das calorias através de proteínas. Com uma dieta de proteínas , esse número pode aumentar mais ainda. Proteínas podem ser metades das calorias do seu dia. A maior parte dessas proteínas extras vem de fontes animais, como carnes, ovos e queijos. Muitas vezes, estas dietas restringem severamente alimentos como cereais, grãos, frutas e legumes. Será que elas funcionam? Pesquisas dizem que sim!

Quando você corta os carboidratos, você perde peso rapidamente, porque você perde água. Então, sem os carboidratos extras, o corpo começa a queimar gordura para combustível próprio. Este processo torna as dietas mais fácil porque você sente menos fome. Mas também pode causar dores de cabeça, irritabilidade, náuseas, distúrbios renais e palpitações cardíacas.

No entanto, alguns médicos especialistas não concordam. A American Heart Association não recomenda a dieta de proteínas. Muitas carnes gordurosas e alimentos lácteos podem aumentar o colesterol e o risco de ataque cardíaco. Não comer legumes e grãos priva o seu corpo de fibras e nutrientes importantes. Mas por outro lado, a dieta de proteínas pode ajudar a Co a obesidade. O ideal seria uma dieta mais moderada, que corta os alimentos gordurosos mas não corta 100% os carboidratos.

Começando a dieta de proteínas

Escolha bem. As dietas de proteínas mais ricas em nutrientes possuem um número baixo de gordura e incluem alguns carboidratos. Tente evitar as dietas extremas, com muito consumo de carnes gordurosas e nada de vegetais e grãos.

dieta de proteínas

Nada significa mais proteína do que um bom e suculento bife. E se você escolher um corte magro, você vai ter todas as proteínas com muito menos gordura. Na verdade, um corte magro de carne tem uma quantidade semelhante de gordura saturada de um peito de frango sem pele de tamanho semelhante.

Mas ainda assim considere as carnes brancas, como o frango e aves. Quando você opta por carne branca, você opta por menos gordura em sua dieta, ainda quando retiramos a pele, que é carregada de gordura saturada.

A carne de porco, quando bem escolhida,  também oferece muita proteína sem muita gordura. Os cortes disponíveis para compra hoje em dia são 31% mais magro do que há 20 anos atrás.

Os ovos possuem muito colesterol, mas o consumo de um por dia é seguro para adultos saudáveis. A gema tem todo o colesterol e menos da metade da proteína, então você pode deixá-la de lado e comer somente as claras.

dieta de proteínas

Tofu, hambúrgueres de soja e outros alimentos à base de soja são fontes vegetais de proteínas nutritivas que caem perfeitamente na dieta de proteínas. Uma vantagem adicional: Comer 25 gramas de proteína de soja por dia pode ajudar a reduzir o colesterol.

Os feijões são combos dose dupla, ricos em proteínas e fibras. Junto com as proteínas, as fibras ajudam a você se sentir satisfeito por mais tempo e ainda ajuda a melhorar o colesterol.

Leite, queijo e iogurte não são apenas ricos em proteínas, eles também fornecem cálcio para os ossos fortes e um coração saudável. Os produtos lácteos com baixo teor de gordura e sem gordura podem ajudar você a contar as calorias e deixar a sua dieta de proteínas deliciosa.

A comunidade médica possui um pé atrás com a dieta de proteínas, especialmente quando realizada a longo prazo. As dietas ricas em gordura saturada e pobres em fibras, como muitas dietas de proteínas, podem aumentar os níveis de colesterol e o risco de doença cardíaca. Podem também trazer problemas como osteoporose e doença renal.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Quem são os vilões da alimentação: carboidratos, proteínas ou gorduras?

Como maximizar a síntese de proteínas

5 Receitas cheias de proteínas

Dicas para uma dieta de alta proteína

Dieta da proteína: Entenda como funciona a dieta da proteína

Você sabe qual a importância da proteína para o seu corpo? entenda e consuma na quantidade certa

Dieta da proteína: Qual a quantidade certa de proteína na sua dieta?