Clínica Geral

Você sabe diferenciar a hipoglicemia pós-prandial da síndrome pós-prandial? Entenda o que é cada uma

Por Dr. Mateus Dornelles Severo 06/04/2014

Diferenciação pode determinar os caminhos do tratamento, o que torna a informação correta sobre hipoglicemia pós-prandial e síndrome pós-prandial ainda mais importante 

pós-prandial

A hipoglicemia pós-prandial não é um diagnóstico, mas descreve o momento em que ocorre a hipoglicemia (queda da glicose no sangue até quatro horas após a ingestão do alimento). Existem diversas causas de hipoglicemia pós-prandial e estas devem ser diferenciadas principalmente de uma condição chamada de síndrome pós-prandial.

Até pouco tempo, pessoas que sentiam sintomas compatíveis com hipoglicemia (ansiedade, fraqueza, tremores, aumento da produção de suor ou palpitações) após a alimentação eram encaminhadas para a realização de curvas de glicose-insulina de até 5 horas e recebiam o diagnóstico genérico de hipoglicemia pós-prandial reativa se a glicose estivesse menor que 60 mg/dL.

Contudo, atualmente se acredita que esses sintomas após a alimentação não sejam realmente devidos a uma verdadeira hipoglicemia, já que 10% das pessoas sem os sintomas podem ter queda da glicose durante o teste e não perceber, ao passo que pacientes com os sintomas muitas vezes podem não ter queda da glicose durante o teste. A esta condição damos o nome de síndrome pós-prandial e as curvas glicose-insulina não são mais recomendadas, salvo poucas exceções.

Como diagnosticar a hipoglicemia pós-prandial

pós-prandialPara que o diagnóstico correto da hipoglicemia pós-prandial seja firmado, o paciente deve fechar os seguintes critérios:

1 – Ter sintomas de hipoglicemia (ver acima);

2 – No momento dos sintomas, ter a glicose medida em amostra de sangue coletada de uma veia (não com o glicosímetro) menor que 50 mg/dL;

3 – Ter alívio dos sintomas quando se faz a glicose no sangue subir (através da alimentação ou de injeção de glicose na veia).

Fechado o diagnóstico, o paciente deverá ser submetido à avaliação específica para identificação da causa da hipoglicemia para, após, receber o tratamento apropriado. Entre as principais causas de hipoglicemia pós-prandial estão a hipoglicemia pós-cirurgia gástrica, a hiperplasia das células beta do pâncreas, o diabete mélito oculto e a hipoglicemia autoimune.

A diferenciação correta entre hipoglicemia pós-prandial e síndrome pós-prandial é importantíssima. Os pacientes com síndrome pós-prandial devem ter consciência de que possuem uma condição benigna e receber o tratamento dietoterápico apropriado (fazer refeições fracionadas, ricas em fibras, evitar alimentos ricos em açúcar, principalmente os que causam os sintomas). Por outro lado, os pacientes com hipoglicemia pós-prandial receberão o tratamento conforme a causa subjacente (por exemplo, na hiperplasia das células beta, pode ser necessária cirurgia do pâncreas).

 

Saiba mais:

Saiba qual é o melhor tratamento para hipoglicemia

Saiba o que pode causar hipoglicemia

Como tratar a hipoglicemia

Conheça as causas e consequências da hipoglicemia

Hipoglicemia reativa: sintomas causas e tratamentos

Diabetes: conheça os tipos de insulina para baixar a glicose

O que é diabetes gestacional