[the_ad_group id="16403"]
Medicina Alternativa

Benefícios da acupuntura: você dá a devida importância à sua respiração na sua rotina

Por Luiz Carlos Arias 07/04/2014

Você já respirou hoje? A pergunta pode causar estranhesa, mas a maioria das pessoas não sabe usar a respiração à seu favor. Saiba mais sobre a respiração e dos benefícios da acupuntura para a sua vida. 

benefícios da acupuntura

A acupuntura é a arte de reequilibrar as energias do corpo através da inserção de agulhas em determinados pontos localizados na pele. Mas, você sabe que energias são essas?

A acupuntura e a Medicina Tradicional Chinesa tem suas bases no Taoismo e, para este, as energias que circulam em nosso corpo recebem o nome de Qi e de um modo bem simples, esse Qi (energia ou sopro) pode ser Yin ou Yang. O Yin é o sopro mais denso e o Yang o sopro mais sutil. Não existe boa ou má: elas são apenas complementares.

A energia Yin recebemos dos alimentos e a Yang da respiração. A energia da respiração fornece combustível para que os órgãos do nosso corpo transformem os alimentos e a energia vinda da própria respiração em força para nutrir todo nosso ser e realizar todas as tarefas necessárias, desde encostar o dedo na ponta do nariz a fazer cálculos complexos ou manter funcionando todas as nossas funções orgânicas.

Os taoistas e yogues sempre souberam o papel fundamental da respiração na manutenção da vitalidade e da jovialidade. Muitos pacientes referem ter insônia, ou apresentam distúrbios do sono, ou simplesmente sentem-se ansiosos e custam a dormir. Controlar a respiração durante o dia é uma boa maneira de evitar os roncos noturnos, por exemplo.

Ampliando os benefícios da acupuntura

benefícios da acupunturaRespire sempre lentamente durante o dia, pois isso ajuda a renovar as energias e estende os benefícios da acupuntura. É importante mesmo para quem não pratica a cacupuntura. Quem ronca, por exemplo, gasta energia demais tentando respirar e não usa os benefícios reparadores da respiração ao seu favor. É claro que problemas funcionais, como por exemplo desvio de septo nasal, respiração bucal e excesso de peso, não permitem um sono reparador e sem roncos. Nestes casos esses problemas deveriam ser corrigidos o mais brevemente possível.

Um exercício respiratório (conhecido de várias tradições), consiste em respirar da seguinte maneira: inspirar em um tempo X prender a respiração por um tempo X/2 e expirar em um tempo de 2X, ou seja se você inspirar em 10 segundos, prender a respiração por 5 segundos e expirar em 20 segundos.

Esse exercício cria um vazio na mente, a partir do momento que se concentra apenas na respiração. Inicialmente faça esse exercício deitado, pois no começo pode ocorrer tontura. Assim que estiver habituado faça sentado. A manutenção do oxigênio no interior das células regenera e a respiração lenta faz com que todo o CO2 seja eliminado.

Faça essa prática 9 vezes antes de dormir sempre que necessitar um sono reparador. Caso durante o dia você se sinta esgotado, fazer essa respiração sentado e de olhos fechados dará o gás necessário para terminar o dia. Importante notar que essa respiração deve ser trabalhada inicialmente com o diafragma e posteriormente com todo o pulmão.

Para sermos claros em um primeiro momento devemos encher a barriga e depois o peito, ao expirar primeiro o peito depois o abdomem. Note que o abdomem estufa quando da inspiração e esvazia quando da expiração. Repare que no começo esse movimento é bem dificil pois estamos acostumados a respirar fundo inflando o peito e encolhendo a barriga.

Apesar de acupuntura resultar da aplicação de agulhas na pele, você pode equilibrar suas energias, diminuir sua ansiedade, controlar a raiva e o stress com exercícios simples. Respirar é um deles.

 

Saiba mais:

Acupuntura na gravidez pode ser uma boa experiência

Acupuntura é um ramo tradicional da medicina chinesa

Pratique yoga na gravidez e sinta-se renovada

Relato de mãe: encontrar o equilíbrio? Só se for fazendo yoga!

6 dicas das famosas para ter equilíbrio emocional

Fisioterapia para distúrbios de tontura e equilíbrio

Harmonizar corpo e mente através do equilíbrio do sistema nervoso: conheça a terapia da sofrologia


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]