Dieta

Blog – Lanches saudáveis: 5 sugestões rápidas e práticas para o dia a dia

Por Redação Doutíssima 07/04/2014

Olá, meu nome é Cristiane Schulz Parizotti, sou nutricionista esportiva e estética.

Você fica muito tempo fora de casa e precisa de lanches saudáveis, rápidos e práticos? Foi pensando nisso que criei uma lista com 5 sugestões que irão te ajudar a economizar tempo, dinheiro, além de manter sua dieta firme e forte!

5 lanches saudáveis e práticos para o dia a dia

lanches saudáveis

Fruta fresca

As frutas possuem a frutose (um açúcar natural), que nos fornece energia, e são ricas em fibras, substâncias que ajudam na digestão e dão saciedade, auxiliando no processo de emagrecimento. Além disso, são ricas em vitaminas e minerais, essenciais para a nossa saúde.

Sugestões de frutas para os lanches saudáveis: maçã, banana, uva, morango, pêra.

Oleaginosas

São fontes de gorduras boas, vitaminas e minerais. Possuem ação antioxidante e diminuem o “colesterol ruim” (LDL), sendo benéficas ao coração. No entanto, possuem grande conteúdo de calorias, por isso, não devemos exagerar no consumo.

Sugestões (porções de 100 calorias cada): 6 unidades de amêndoas, 4 unidades de castanha do Pará (do Brasil), 4 unidades de nozes, 6 unidades de castanha de caju.

Frutas secas ou desidratadas

Apesar de sofrerem o processo de desidratação para aumentar o tempo de prateleira, as frutas secas ou desidratadas conservam o benefício das fibras, vitaminas e minerais, sendo assim ótimas opções para o consumo de lanches saudáveis.

Além disso, é possível encontrarmos versões individuais embaladas para consumo. No entanto, é importante não exagerar na quantidade, pois ainda conservam a energia da frutose. Sendo assim, “beliscar” demais pode levar a um grande consumo de calorias.

Sugestões: uva passa, damasco, ameixa seca, banana passa, maçã desidratada.

Iogurte desnatado

É uma boa fonte de proteínas e cálcio, importante para a saúde óssea. A versão desnatada possui menos gorduras saturadas e, por isso, menos calorias.

No entanto, como precisa ser armazenado em temperaturas entre 1 e 10 graus Celsius, deve ser uma opção de lanche saudável que será consumida o mais cedo possível, caso não haja local adequado para conservação.

Sanduíche natural

Para quem sente muita fome à tarde, esse lanche saudável é uma opção mais reforçada. Dê preferência aos pães integrais, coloque bastante verduras (alface, tomate, cenoura, rúcula, etc) e utilize uma proteína magra como recheio (peito de frango desfiado, ricota, tofu, queijo cottage etc).

É essencial verificarmos o que vai compor o sanduíche para não extrapolar as calorias diárias, nem exagerar em gorduras, sal e açúcar. Não adicione molhos prontos, como shoyo, molho inglês, catchup, mostarda e maionese.

lanches saudáveis

 

 

Fonte: Medidas Perfeitas

http://www.medidasperfeitas.com.br/2014/03/lanches-saudaveis.html#.U0KsS6iSyxp

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

3 Lanches ideiais para levar para o trabalho ou faculdade

7 lanches saudáveis para seu filho levar para a escola

10 Receitas light para fazer em casa

6 Receitas de cafés da manhã saudáveis

Bom humor no prato com receitas saudáveis

5 sugestões de almoços saudáveis para levar para o trabalho

5 Comidas que tem cara de saudáveis, mas não são