Clínica Geral

Conheça as causas da peritonite e saiba quais são os tratamentos mais comuns para a doença

Por Redação Doutíssima 07/04/2014

A peritonite é uma inflamação da membrana que reveste a parede interna do abdômen e suporta a maioria dos seus órgãos abdominais, chamada de peritônio. A peritonite é geralmente causada por infecção de bactérias ou fungos.

Se não for tratada, a peritonite pode se espalhar rapidamente para o sangue e outros órgãos, resultando em insuficiência de múltiplos órgãos e morte. Então, se você desenvolve qualquer um dos sintomas de peritonite, é essencial que você procure uma avaliação médica imediata para evitar complicações potencialmente fatais.

peritonite

Sintomas

Os primeiros sintomas da peritonite são falta de apetite e náuseas, dor abdominal maçante que rapidamente se transforma em dor abdominal intensa e persistente, e que é agravada por qualquer movimento.

Outros sintomas relacionados à peritonite podem incluir:

  • Sensibilidade abdominal
  •  Calafrios
  • Febre
  • Líquido no abdômen
  • Sede extrema
  • Urinar menos do que o habitual
  • Dificuldade de evacuação
  • Vômitos

 

Causas da peritonite

Os dois tipos principais de peritonite são peritonite primária espontânea, uma infecção que se desenvolve no peritoneu, e a peritonite secundária, infecção que geralmente se desenvolve quando uma lesão ou infeção na cavidade abdominal, permite organismos infecciosos no peritoneu.

Ambos os tipos de peritonite são fatais. A taxa de morte por peritonite depende de muitos fatores, mas pode ser tão elevada, cerca de 50% em pessoas que sofrem de cirrose.

Os fatores de risco mais comuns para peritonite espontânea primária incluem: doença do fígado com cirrose, doença que provoca um acúmulo de líquido abdominal, que pode ser infectado.

Insuficiência renal recebendo diálise peritoneal. Esta técnica, que envolve a implantação de um cateter no interior do peritoneu utilizado para remover os resíduos do sangue de indivíduos com insuficiência renal. A doença está ligada a um maior risco de peritonite devido a contaminação acidental do peritoneu por meio do cateter.

As causas mais comuns da peritonite secundária incluem: ruptura do apêndice, úlcera de estômago, doenças digestivas como doença de Crohn e diverticulite, pancreatite, doença inflamatória pélvica, perfuração do estômago, intestino, vesícula biliar, trauma para o abdômen (como uma lesão de uma faca ou uma ferida de bala).

peritonite

Tratamentos para peritonite

Se você é diagnosticado com peritonite, você será internado em um hospital imediatamente. Normalmente, você vai começar a receber antibióticos intravenosos ou medicamentos antifúngicos para tratar a infecção. Os tratamentos podem incluir fluidos intravenosos, medicamentos para manter a pressão arterial e suporte nutricional.

Se você possuir peritonite associada a diálise, poderá receber medicamentos que são injetados diretamente no tecido peritoneal, uma estratégia que algum estudos têm relatado ser mais eficaz do que os medicamentos intravenosos.

Em muitos casos, é preciso a cirurgia de emergência, especialmente se a peritonite foi causada por doenças como apendicite, uma úlcera de estômago perfurado ou diverticulite.

Durante a sua hospitalização, você será acompanhado de perto para sinais de sepse e choque séptico, que normalmente exigem transferência imediata para uma unidade de cuidados intensivos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Cirrose: o que é e como tratar

Apendicite! Todos podemos ter?

Problemas digestivos: Saiba como prevenir e tratar a gastroenterite viral

Problemas digestivos quando procurar um médico?

Médico mostra o que provoca os problemas intestinais e digestivos e como evitar

Cuide dos seus rins: como prevenir cálculo renal e outras complicações

Cálculo Renal – sintomas e tratamento